Um novo estudo sugere que fazer compras pode ser um sinal de vida longa para pessoas idosas
Na pesquisa, os idosos que iam às compras todos os dias eram 27% menos propensos a morrer num período de 10 anos do que aqueles que compravam apenas uma vez por semana.
Pesquisadores de Taiwan examinaram os hábitos de compra de 1.850 pessoas com 65 anos ou mais. Eles acompanharam os participantes durante 10 anos, ligando os indivíduos a dados de registro nacional de óbitos entre 1999 e 2008.
Os participantes foram questionados do quão frequentemente iam às compras, com opções desde “nunca” a “todos os dias”. Também responderam sobre sua situação de trabalho, estilo de vida e prevalência de doenças a longo prazo.
Quase dois terços dos participantes do estudo tinham menos de 75 anos e pouco mais da metade eram homens. A maioria tinha um estilo de vida saudável, e 3 em cada 4 eram financeiramente auto-suficientes.
Os pesquisadores descobriram que aqueles que iam às compras mais de uma vez por semana tendiam a ser do sexo masculino e mais jovens (no extremo do espectro etário). Eles também tendiam a ser fumantes e bebedores, terem melhor saúde física e mental, fazerem exercícios físicos regularmente e terem companhia para jantar.
Os que iam às compras diariamente tinham 27% menos probabilidade de morrer. Os homens compradores tinham 28% menos chances de morrer, e as mulheres compradoras eram 23% menos propensas a morrer.
Porém, como o estudo foi limitado a pessoas de Taiwan, os resultados podem não se aplicar a todos os grupos de pessoas. Outro problema é que, como a compra foi associada somente a uma diminuição do risco de morte, é possível que idosos saudáveis sejam mais capazes de sair para fazer compras do que idosos doentes que já não têm muito tempo de vida.
A boa notícia é que também é possível que as compras melhorem mesmo a saúde, através da garantia de uma boa oferta de alimentos para uma dieta saudável e de exercícios físicos (como caminhar pelas lojas), além de proporcionar interação social e companheirismo.
Segundo os pesquisadores, fazer compras inclui várias dimensões do bem-estar pessoal, saúde e segurança, bem como contribui para a coesão da comunidade e da economia e pode representar ou realmente conferir aumento da longevidade. [LiveScience] [Hypescience]
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