quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Raspar o rosto? Veja o pró e contras da prática polêmica

Depois que a Barbie do BBB 13 apareceu fazendo a barba ficamos pensando: Ei, isso é mesmo ok?

Mulher fazendo barba? (Foto: Getty Images)



Uma cena perturbou as nossas cabeças, uma imagem da participante do reality show Big Brother Brasil, Fernanda pega no flagra raspando o rosto com lâmina. A loirinha apelidada de Barbie parece que usa esse recurso com frequência e mostrou desenvoltura na atividade. Mas será que a prática vale a pena?

Existe um mito antigo que ao raspar os pelos com lâminas de barbear, eles crescem mais fracos, mais escuros e até grossos. E há também a lenda urbana que as modelos que aparecem com a pele completamente lisinha raspam o rosto antes das fotos. A verdade é que essas histórias não são comprovadas, mas temos outras razões para você pontuar e decidir se vale a pena raspar o rosto.

Contras

Primeiro: lembre-se de quando você raspou alguma parte do corpo e sentiu aquele incômodo quando os pelos estão crescendo, imagine no rosto, deve ser ainda pior!

Segundo: Você também pode fazer com que alguns pelos encravem, além de correr o risco de eventualmente se cortar, como acontece com os homens (que fazem a barba quase todos os dias!).

Terceiro: há uma função natural dos pelinhos do rosto, eles auxiliam o equilíbrio da oleosidade da pele e por isso são importantes principalmente para as mulheres com acne. Seja qual for o motivo para o crescimento de pelos no rosto (não os clarinhos, e sim aqueles escuros que temos pavor), eles têm uma função e mesmo que a gente odeie deveriam ficar ali, afinal eles podem crescer por questões genéticas, mudanças hormonais, sinais da idade e nos casos mais bizarros, uso de anabolizantes.

Pró

Se mesmo depois de tudo isso você decidiu que precisa mesmo acabar com esses intrusos, saiba que um novo método defende que é uma nova forma de esfoliar o rosto e retirar as células mortas. Mas recomenda-se que isso seja feito com o uso de uma técnica avançada de estética chamada Dermaplaning. Realizada por profissionais, o método utiliza uma navalha ultra fina e o procedimento é exatamente igual ao fazer a barba masculina. Dizem que, se feito corretamente, é bem mais delicado do que qualquer outro método de retirada de pelos da face. Será? [Revista Glamour]

Nenhum comentário:

Postar um comentário