quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Contagem regressiva: Facebook morrerá dentro de três anos

Facebook desaparecerá em apenas três anos, assim como aconteceu com outras redes sociais


Não sou eu quem faz esta afirmação, senão o presidente da Fundação de Software Livre da Europa (FSFE), Karsten Gerloff:

- "Dou mais 3 anos ao Facebook. É uma lei matemática. Aconteceu com o MySpace e voltará a acontecer", assegurou o especialista alemão na feira informática Euskal Encounter, celebrada nesta semana na Espanha.

Gerloff aproveitou a ocasião para criticar os gigantes da Internet, incluindo Google e Microsoft, que nas últimas semanas ficaram no olho do furacão acusados de conceder acesso aos dados de milhões de usuários aos serviços de espionagem americano, segundo documentos da Agência de Segurança Nacional dos EUA vazados por Edward Snowden.

Ele acusou certas corporações de "roubo de informação" e sublinhou que muitos usuários são ingênuos ao pensar que estas empresas protegerão sua privacidade.

- "Nós não só lhes damos dados, senão também nossa confiança", afirmou Gerloff durante sua conferência. - "Para Google e Facebook somos produtos, não clientes", assinalou o fundador da FSFE.

As multinacionais, assegurou o especialista, - "erigiram suas estruturas de controle". Em sua opinião, - "O Facebook define quem somos, Amazon estabelece o que queremos e Google determina o que pensamos".

O especialista alemão recalcou que já é possível construir sistemas que não têm ponto central de controle, uma medida simples que evitaria que as grandes corporações tenham o controle de tudo.

- "Os routers, por exemplo, podem funcionar como pequenos servidores", recordou Gerloff, que agregou que - "o software livre nos dá todas as ferramentas para fazê-lo". Via rt.com [ndig]

Nenhum comentário:

Postar um comentário