quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ciúmes e inveja no trabalho

Veja como os sentimentos afetam homens e mulheres no trabalho

Mulher é um bicho ciumento mesmo. Invejoso também. Ninguém pode negar! Por isso que não é surpresa que um estudo tenha descoberto que a competição sexual no trabalho afeta mais mulheres do que homens.

Mas ser ameaçado por alguém com mais habilidades do que você pode irritar qualquer pessoa, homem ou mulher. O mesmo estudo concluiu que, no ambiente de trabalho, as habilidades de um rival provocaram inveja e ciúmes em ambos os sexos de forma igual.

Em uma análise simples: mulheres têm mais vontade de arrancar os cabelos das outras mulheres com quem trabalham, mas nem mesmo os homens são capazes de ignorar pessoas com mais qualidades do que eles.

A pesquisa foi liderada por Rosario Zurriaga, pesquisadora da Universidade de Valência, na Espanha, e conduzida também na Universidade de Palermo, na Argentina e na Universidade de Groningen, na Holanda.

Os cientistas alertam que não é possível ter certeza de que os resultados são os mesmos fora desses três países (mas obter os mesmos resultados em três países diferentes já fala muito, não?).

Eles mediram, entre outras coisas, a rivalidade intrassexual, que eles definiram como a concorrência com outras pessoas do mesmo sexo causado pelo desejo de obter e manter o acesso ao sexo oposto, em 114 pessoas, divididos entre homens e mulheres.

Eles também separaram duas emoções, ciúme e inveja. O ciúme foi considerado uma ameaça ou perda de conquistas em um relacionamento devido à interferência de um rival, que pode implicar em uma perda ou ameaça de perda. A inveja foi considerada uma resposta ao sucesso, habilidades ou qualidades de rivais que as pessoas desejam ter, envolvendo comparação com a pessoa invejada.

Claro – óbvio e sem dúvida – que a competição sexual provocou mais ciúmes e inveja nas mulheres.

“As mulheres com alto nível de competição intrassexual são mais ciumentas se a rival for mais atrativa, e são mais invejosas se a rival for mais poderosa e dominante”, disse Zurriaga.

Nos homens, nenhuma característica dos rivais que provoca inveja e ciúmes causou competição intrassexual (porque sempre as mulheres são as que arranjam confusão?).

A surpresa foi que as habilidades sociais dos rivais provocaram ciúmes e inveja em ambos os sexos. Pode ser que beleza não esteja tanto na mesa dos problemas masculinos, mas quando ameaçados, nem mesmo eles conseguem fugir do monstrinho verde da inveja.

“Nossa pesquisa pretende esclarecer o papel das emoções como a inveja e o ciúme no trabalho. Esses sentimentos podem causar estresse nos trabalhadores e afetar negativamente a qualidade de vida no trabalho”, explica Zurriaga.

E o único jeito de superar esses sentimentos é se os trabalhadores modificarem sua percepção de perda, ameaça e comparação com os outros. Tenho a impressão de que a tarefa será mais difícil para as damas. [ScienceDaily, LiveScience][Hypescience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário