sábado, 24 de agosto de 2013

Thriller de Michael Jackson, o álbum que mudou o mundo, completa hoje 30 anos

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 30 de novembro de 2012

No dia 30 de novembro de 1982, chegava às lojas um disco que mudaria os rumos da indústria fonográfica

Produzido durante seis meses em 1982 e lançado em 30 de novembro daquele ano, Thriller tem apenas nove canções, mas sete delas foram lançadas como singles e chegaram ao top 10 da parada norte-americana: The Girl Is Mine (com Paul McCartney, nº 2 na Billboard), Billie Jean (nº 1), Beat It (nº 1), Wanna Be Startin' Something (nº 5), Human Nature (nº 7), P.Y.T. (nº 10) e Thriller (nº 4).

O resultado foram 7 músicas entre as 10 mais ouvidas dos Estados Unidos, com oito Grammys e o título (ainda não batido) de álbum mais vendido da história. E imaginar que cinco anos depois, Michael se superaria novamente com o lançamento de "Bad". 

Álbum mais vendido no mundo (mais de 100 milhões de cópias), Thriller foi a segunda parceira de Michael com o produtor Quincy Jones (eles trabalharam juntos no bem-sucedido Off The Wall, de 1979).

Thriller foi um dos últimos discos a ser predominantemente analógico. Alguns trechos de bateria eletrônica foram usados, mas o montante final do disco foi usado da maneira tradicional. De acordo com Quincy Jones, a intenção era manter as "sujeiras" do som. "É limpo demais, e não quero que minha música soe assim, pois ela não é concebida desta forma. A música é concebida com paixão e deve soar assim", declara o produtor no livro A Vida e a Música de Michael Jackson, de George Benson. Assista no youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário