sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Calças “legging” realmente engordam?

Há muitas coisas que você pode dizer sobre as calças “legging”, mas será que engordam?


Para quem não segue a moda, são aquelas feitas de material leve que ficam grudadas à perna e normalmente vem em cores bem chamativas. A maioria das mulheres que as usam, porém, normalmente as definem em uma só palavra: conforto.

No entanto, a peça mais básica – e confortável – no guarda-roupa feminino atual recentemente foi alvo de críticas na blogosfera inglesa. O blog do Daily Mail, do Reino Unido, informou que as populares calças elástico podem fazer você, não parecer, mas realmente ficar mais gorda.

As leggings realmente têm um lado negativo, de acordo com Sammy Margo, o fisioterapeuta de Londres citado no artigo. “Elas seguram e suportam o quadríceps (músculo da coxa), glúteos e músculos da barriga, e fazem todo o trabalho que os músculos deveriam fazer”.

“Como resultado, os músculos podem se dar ao luxo de relaxar e ‘amolecer’… Então eles não ficam esbeltos ou firmes do jeito que poderiam ser”, teria afirmado Margo.

Em suma, Margo defende a hipótese de que as leggings deixam os músculos “preguiçosos”, resultando em pernas e barrigas flácidas. E o pior de tudo, elas ainda enfraquecem seus músculos e aumentam sua gordura corporal.

A opinião de Margo, no entanto, não é unanimidade no campo da saúde.

“Isso é ridículo”, afirma Jana Klauer, médica especialista em perda de peso em consultório particular de Nova York. “Não há nada nas leggings que possa causar qualquer mudança dentro do músculo ou a gordura da perna”, defende.

“Se o seu estômago e as pernas estão flácidas, é porque você está comendo demais ou não está se exercitando o suficiente”, diz Klauer. “As leggings não afetam suas pernas nem positiva nem negativamente – elas são neutras”.

Enquanto ela admite que uma legging demasiadamente apertada em uma pessoa robusta pode realçar as gordurinhas extras e que o tipo de calça cairia melhor em uma pessoa mais magra, a legging em si “não pode fazer você ficar gordo ou magro”, completa.

Quanto à ideia de que os músculos “relaxam e amolecem” quando alguém usa as calças, a nutricionista de New Jersey e fisiologista do exercício Felicia Stoler assegura que não há credibilidade para a declaração de uma perspectiva anatômica ou fisiológica.

“Nossos músculos funcionam quando você os usa, sem relação alguma com determinado vestuário”, explica Stoler, autora de “Ser Magra com Genes Gordos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário