terça-feira, 13 de agosto de 2013

Douglas Engelbart, inventor do mouse, morre aos 88 anos

Douglas Engelbart, o inventor do mouse do computador e pioneiro no desenvolvimento do e-mail, processadores de texto e internet, faleceu mês passado em sua residência na cidade de Atherton, na Califórnia (EUA) aos 88 anos, informou o Museu Histórico de Computadores


A maior conquista de Engelbart foi o mouse do computador, que ele começou a desenvolver na década de 1960 e patenteou em 1970. Na época, o modelo pioneiro consistia em uma simples caixa de madeira que cobria duas rodas metálicas. O conceito de Engelbart foi aperfeiçoado pelos engenheiros da Xerox e batizado como mouse.

A noção de operar o interior de um computador com uma ferramenta externa foi revolucionária, embora o aparelho não tenha sido colocado à venda até 1984, acompanhando o Macintosh, da Apple. A Apple fez do mouse uma marca padrão nos computadores Macintosh, e com o desenvolvimento do Windows, passou a fazer parte dos demais computadores.

Douglas Engelbart
No entanto, a patente teve validade por 17 anos, e em 1987 a tecnologia passou a ser de domínio público, o que impediu que Engelbart se beneficiasse das vendas do mouse em seu apogeu. Entre outros desenvolvimentos realizados junto com seus companheiros do Instituto de Pesquisa de Stanford e de seu próprio laboratório, se destaca o uso de múltiplas janelas em um navegador. Engelbart também ajudou a desenvolver a ARPANet, antecessora da internet e administrada pelo governo americano.

Seu discurso em uma conferência de 1968, feito de sua própria casa através de um modem caseiro, no qual usou o elaborado sistema online de seu laboratório para ilustrar seus ideias ao público, tornou-se famoso. Foi a primeira demonstração pública do uso do mouse e da videoconferência.

Aquele discurso, a chamada "mãe de todas as apresentações", aconteceu no Civic Auditorium de San Francisco durante a Conferência de Outono de Empresas de Informática. O mouse foi apresentado sob o nome oficial "X-E Position Indicator for a Display System" (Indicador de Posição de X-E para um Dispositivo de Tela) e vinha para substituir ao lápis-ponteiro e o joystick. [info.abril]

Nenhum comentário:

Postar um comentário