sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Como saber se você tem Alzheimer

Quando a pessoa começa a envelhecer, é comum esquecer alguns detalhes, nomes de pessoas e outras coisas

Se você começa a se questionar se pode ter a doença de Alzheimer até quando esquece onde deixou as chaves de casa, confira quando é preciso procurar o seu médico.

É fato que a doença começa com a dificuldade de lembrar de coisas familiares: pessoas, coisas, eventos conhecidos, ou até com dificuldade para fazer contas simples de cabeça. Como esses são sinais comuns do envelhecimento mesmo em pessoas saudáveis, é comum não se importar com esses sinais.

Com a progressão da doença, as pessoas esquecem as coisas mais simples, até como escovar os dentes, e podem chegar a um nível em que é necessário cuidados em tempo integral.

Entretanto, o momento de perguntar para seu médico sobre os seus lapsos de memória é uma coisa pessoal. Se você acha preocupante que não lembra certas coisas com o detalhamento que lembrava, faça testes para ver o que acontece: isso pode ser causado por vários motivos que não são neurológicos.

Os testes para Alzheimer incluem uma avaliação física, neurológica e psiquiátrica e um histórico médico sobre o uso de medicamentos, dieta e condições médicas do paciente. Também são realizados testes de memória, resolução de problemas lógicos e de linguagem (testes cognitivos).

O diagnóstico da doença em seus estágios iniciais tem benefícios: saber da condição com antecedência pode ajudar o paciente e sua família a planejar o futuro, enquanto a pessoa ainda pode participar nas decisões. Atualmente, pessoas nos estágios iniciais da doença podem receber medicamentos para impedir o rápido progresso da condição e dos sintomas da doença.

Até hoje não se sabe o que causa a doença de Alzheimer e não há tratamento definitivo, por isso, é importante se cuidar e realizar testes ao primeiro sinal de que há algo de errado. [Live Science] [Hypescience/Eduardo Martins]

Nenhum comentário:

Postar um comentário