sábado, 24 de agosto de 2013

Exposição Mosaicultura 2013 no Jardim Botânico de Montreal

mosaicultura é uma arte da horticultura que envolve a criação e montagem de obras de arte vivas feitas principalmente a partir de plantas com folhagens coloridas

Considerada a mais famosa competição do mundo da arte de horticultura, a edição de 2013 da Mosaicultura está atualmente em exposição no Jardim Botânico de Montreal, em Quebec, no Canadá. Mais de três milhões de plantas e flores foram colocadas em estufas, em seguida, enviadas para os jardins, em maio, onde os designers-jardineiros envolveram-nas em malhas para criar obras de arte viva.

As esculturas são criadas usando malhas de arame de aço ou alumínio, que envolvem as plantas com flores, heras e gramíneas, cujas folhagens proporcionam textura e cor. Sistemas de gotejamento e meios de cultura foram adicionados para que as flores possam durar por todo o verão boreal até o final da exposição, em 29 de setembro.

A exposição deste ano, cujo tema é "Terra da Esperança", conta com a presença de mais de 200 artistas com 50 criações de cerca de 20 países, que pretendem surpreender os visitantes, enquanto aumentam a sua consciência da importância de preservar a riqueza da vida na Terra. Os organizadores integraram práticas de desenvolvimento sustentável em todos os níveis e é o maior evento do tipo que recebeu certificação verde da cidade de Montreal.

As esculturas de mosaicultura irão complementar a vasta coleção de 22.000 espécies de plantas e cultivares, cerca de trinta jardins temáticos ao ar livre, jardins culturais, casas na árvore e 10 estufas em exposição no Jardim Botânico de Montreal.

A arte ornamental baseia-se em numerosas práticas: em escultura pela sua estrutura e volume, na pintura, e na horticultura no uso de plantas em constante mutação ambiente. A mosaicultura deve ser distinguida da topiaria, que apresenta principalmente arbustos podados para criar diferentes formas.

O festival começou em Montreal em 2000. Agora é uma prestigiada competição internacional, disputada a cada três anos em uma cidade diferente, com financiamento de governos e do setor privado. Da última vez, foi realizada em Xangai, antes de voltar a Montreal novamente. Fonte: Montreal Gazette [mdig]













Nenhum comentário:

Postar um comentário