sábado, 10 de agosto de 2013

Chuva de meteoros iluminará os céus no começo da semana

Os amantes das estrelas serão contemplados com um verdadeiro show de bolas de fogo no começo da semana que vem

A Terra vai passar por um cinturão de fragmentos de cometa denominado Perseidas, garantem astrônomos internacionais.


A chuva de meteoros anual, apelidada de "lágrimas de São Lourenço" em homenagem a um santo cristão martirizado, deve alcançar seu ápice nas primeiras horas de segunda (12) e terça-feira (13) com uma enxurrada de 60 a 100 estrelas por hora.

Elas estarão visíveis em grande parte do globo, mas serão apreciadas com maior clareza no hemisfério norte, graças a uma Lua Crescente que se esconderá cedo, deixando o céu como uma tela escura para dar mais destaque ao espetáculo de fogos de artifício celestiais.

Com um céu sem nuvens, o melhor momento para observar o fenômeno será horas antes do nascer do sol na segunda e na terça, explicou à AFP o diretor do departamento especializado em meteoroides (pequenos meteoros) da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), Bill Cooke.

"Vá para fora, de 30 a 45 minutos para que seus olhos se acostumem à escuridão. Deite de costas [em um saco de dormir ou em uma cadeira de praia] e olhe bem para cima: observe o céu tanto quanto puder", recomendou por e-mail.

"Minha experiência é que a maioria das pessoas que se decepciona tentando ver meteoros sai por apenas alguns minutos esperando ver algo. Isso só funcionará com grandes explosões, não com chuvas de meteoros normais. Então, esteja preparado para passar pelo menos um par de horas do lado de fora; não espere ver muitos antes da meia-noite", acrescentou.

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), as Perseidas são fragmentos rochosos do tamanho de um grão de areia ou uma ervilha, ejetados do cometa Swift-Tuttle, que está se desintegrando lentamente em sua órbita em torno do Sol.

Com o passar dos séculos, seus restos se espalharam ao longo da órbita do cometa para formar um jato de partículas com centenas de milhões de quilômetros de extensão. A trajetória terrestre em torno do Sol cruza com este jato luminoso todos os anos em meados de agosto.

Conta a lenda que São Lourenço foi martirizado em uma grelha de ferro colocada sobre o fogo e que teria dito a seus torturadores: "Podem me virar. Estou cozido deste lado!" Ele é o santo padroeiro dos cozinheiros. [Noticias.UOL]

Nenhum comentário:

Postar um comentário