quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A fantástica foto de Usain Bolt com o relâmpago ao fundo

E a modéstia do fotógrafo responsável
pela obra-prima 
A foto absolutamente memorável: enquanto Bolt ("relâmpago", em inglês) vence a prova dos 100 metros, um relâmpago cruza os céus de Moscou (Foto: Olivier Morin / AFP)
A foto acima correu mundo e já é considerada uma das “fotos do século” — alguns já a têm como uma das melhores fotos de esportes de todos os tempos: a imagem fantástica do supervelocista jamaicano Usain Bolt vencendo sob chuva a prova dos 100 metros rasos no Campeonato Mundial de Atletismo, em Moscou, no exato momento em que um relâmpago (“bolt”, em inglês) cruzou o céu plúmbeo da capital da Rússia.

Além da foto, impressiona também a modéstia de seu autor, o fotógrafo francês Olivier Morin, há 25 anos trabalhando para a agência France Presse. Ele obteve a imagem, como se sabe, distribuindo estrategicamente cinco câmeras com controle à distância, além da que utilizou manualmente para a prova vencida por Usain.

Olivier Morin: "Os deuses que comandam o tempo, os ventos e as tempestades é que decidiram por mim" (Foto: Jim McDonald / Daily Mail)

– A foto se deve 99% a fatores que eu não controlava, e nem poderia — disse ele. — Os deuses que comandam o tempo, os ventos e as tempestades é que decidiram por mim. Meu mérito se limita a 1%. Se eu tentasse, de agora em diante, fazer foto semelhante de novo, nem em 50 anos conseguiria. [veja.abril]

Nenhum comentário:

Postar um comentário