quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Cursos grátis em Harvard e Stanford sem sair de casa

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 27 de novembro de 2012

Você pode estudar em uma universidade americana gratuitamente pela internet 

Até poucos anos atrás, a prática do e-learning (ensino via internet) era vista com desconfiança tanto por docentes como por alunos, acostumados com o ensino presencial.

Hoje, diversos portais reúnem estudantes do mundo todo e oferecem cursos de inúmeras disciplinas. É o caso do portal Coursera, lançado em abril, que já conta com mais de 1,8 milhão de alunos.

Você pode, por exemplo, fazer o curso "Introduction to Computational Finance and Financial Econometrics" na University of Washington, "Principles of Public Health" na University of California, "Analytic Combinatorics, Part I" na Princeton University, "Health for All Through Primary Care" na Johns Hopkins University e muitos outros. São mais de 200 cursos em 33 universidades do mundo todo.

Os temas vão de sustentabilidade a pensamento matemático, de lógica a mitologia romana. Basta se inscrever e assistir às aulas (ou aguardar a disponibilização do curso, informada no próprio site) sem qualquer custo, e com direito a Certificado. 

Quem tiver dificuldade com inglês, pode pedir o apoio de colegas no fórum – afinal, não há restrição de nacionalidade. Coursera, https://www.coursera.org/courses. Hypescience

Num futuro próximo, universidades altamente conceituadas educarão não apenas milhares, mas milhões de estudantes.

Eis algumas instituições que fornecem gratuitamente ensino à distância:

Nenhum comentário:

Postar um comentário