domingo, 11 de agosto de 2013

Qual é a Doença Sexualmente Transmissiva mais comum?

Com mais de 600 milhões de casos no mundo todo, o Vírus do Papiloma Humano (HPV) é a doença sexualmente transmissível mais comum


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), HPV é o vírus mais transmitido entre jovens adultos.

Um novo estudo, feito no Canadá, mostrou que 56% das universitárias que tinham algum tipo de relacionamento possuíam o vírus. A quantidade de pessoas com HPV é tão grande porque a maioria dos indivíduos não percebe que está infectado.

Em 90% dos casos não há sintoma algum e o sistema imunológico sozinho consegue “se livrar” da doença em alguns anos. No entanto, há mais de 40 tipos de HPV e alguns podem levar a condições mais sérias, como câncer cervical e verrugas genitais.

Cerca de 1% das pessoas sexualmente ativas desenvolve verrugas “lá” por causa do HPV. Elas normalmente aparecem alguns meses depois que o indivíduo foi infectado e, apesar de não poderem ser curadas, elas podem ser tratadas e desaparecer (o que não acaba com o risco de uma nova verruga aparecer).

O vírus pode ter, também, efeitos mais sérios. Foi descoberto que o HPV pode transformar células normais em células cancerosas – mas é impossível prever se o HPV realmente vai causar câncer ou não: isso varia e os cientistas ainda não sabem os motivos.

A melhor proteção contra a doença é uma vacina chamada de Gardasil – recomendada para meninas de 11 a 12 anos e meninos de 9 anos, que ainda não são sexualmente ativos. Essa vacina protege contra dois tipos de HPV que podem causar câncer cervical e contra dois outros tipos que causam verrugas genitais. Pessoas mais velhas do que a idade recomendada podem, sim, receber a vacina, mas ela não será tão efetiva. [Life's little mysteries] [Hypescience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário