quarta-feira, 21 de agosto de 2013

As pessoas em boa forma física mantêm melhor a atenção

A famosa citação romana "Mens sana in corpore sano" já tem um fundamento científico

Pesquisadores da Universidade de Granada demonstraram que manter a boa forma física está relacionado com um melhor funcionamento do sistema nervoso central e do sistema nervoso autônomo.

De acordo com o estudo, publicado na revista Plos One e que se baseia em um grupo de jovens, a metade deles membros de um clube de ciclismo, as pessoas que praticam habitualmente alguma atividade esportiva apresentam um melhor rendimento cognitivo que as que têm hábitos de vida sedentários. Concretamente, os dados desta pesquisa indicam que as pessoas que se mantêm em forma são capazes de manter de forma sustentada a atenção quando desenvolvem uma tarefa, reagindo também mais rapidamente que os que têm uma má condição física ante um estímulo externo apresentado de forma imprevisível em uma tarefa monótona.

Previamente já haviam demonstrado que o esporte previne a neurodegeneração, além de promover a neurogênese e o crescimento de capilares sanguíneos em zonas como o hipocampo, córtex, cerebelo e gânglios da base. [ndig]

Nenhum comentário:

Postar um comentário