quarta-feira, 28 de agosto de 2013

DuckDuckGo, o motor de busca para quem quer fugir da vigilância na internet

Você gosta de privacidade? Quer fugir da vigilância e evitar spam? Gosta de simplicidade? Se respondeu sim a alguma dessas perguntas, você vai amar o DuckDuckGo


DuckDuckGo é uma criação de Gabriel Weinberg, e, antes do vazamento do escândalo da vigilância do PRISM no mês passado, era apenas um bebê. Mas quando o mundo ficou sabendo do PRISM e o “acesso direto” do governo dos EUA a servidores de empresas como o Google, Weinberg e companhia observaram o tráfego subir. O DuckDuckGo, afinal, é o único mecanismo de busca que promete não rastrear os usuários e ainda oferece anonimidade total. E seus resultados são muito bons, também!

O engraçado sobre o DuckDuckGo, que se tornou um paladino da liberdade de vigilância na internet, é que os recursos de privacidade vieram depois de todo o projeto. “Eu meio que recuei para isso”, explicou Weinberg ao The Guardian nesta semana. “É difícil definir minhas políticas. Eu observo cada questão seriamente e tiro minha própria conclusão.”

E, de repente, milhões de pessoas estão considerando a questão da privacidade online também. Após o The Guardian divulgar o caso do PRISM em junho, todo dia é um novo recorde no DuckDuckGo, e nesta metade de julho o site faz 3 milhões de buscas diariamente, quase o dobro do que fazia no começo de junho. Weinberg diz que o crescimento no tráfego ocorreu apenas pelo boca a boca, e algumas menções na imprensa. “Nossos usuários sabem que não rastreamos e estão falando isso para amigos e parentes”, ele disse.

E vem mais por aí. Com a onda de novos visitantes, muitos percebem que o Google não é a única opção para busca, e também lembram que o Google coleta e armazena muitos dos seus dados. Ah sim, e o Google compartilha seus dados com o governo dos Estados Unidos sem o seu conhecimento nem consenso.

Se isso parece algo que você gostaria de fazer parte, então comece a fazer buscas no DuckDuckGo. Como ele usa cerca de 50 fontes – incluindo Bing, Yahoo! e Wolfram Alpha -, você vai conseguir resultados similares aos oferecidos pelo Google. O DuckDuckGo é ainda melhor que mecanismos tradicionais de busca em alguns pontos; ele combina resultados, remove links irrelevantes e spam para que sua busca mostre conteúdo relevante. Além disso, uma opção de busca anônima usa o Tor para rotear sua pesquisa por uma série de camadas criptografadas. Você pode até fazer busca por voz com uma nova extensão para o Google Chrome.

Existem algumas ausências notáveis, como a falta de recurso de autocompletar. E como mecanismo geral de busca, o DuckDuckGo não vai oferecer resultados precisos como se você usar um recurso vertical como Amazon, Facebook ou YouTube. Mas não se preocupe: o DuckDuckGo sabe disso e tem uma solução chamada Bang. Você pode redirecionar sua busca para sites específicos ao adicionar códigos como “!amazon” “!facebook” “!yt” e mais. Você pode até fazer isso no Google: adicione “!g” e o DuckDuckGo fará uma busca criptografada (leia: anônima) no Google para você.

Então este é o DuckDuckGo. Se você já ouviu falar nele, mas não testou ainda, dê uma chance. Se nunca ouviu, seja bem-vindo. Eis a sua chance de manter seus dados longe de espionagem e publicidade ao mesmo tempo que consegue fazer boas buscas. E o melhor de tudo, você vai parecer descolado quando seus amigos descobrirem que você usa um mecanismo de busca que eles nunca ouviram falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário