terça-feira, 13 de agosto de 2013

O Melhor Antivírus Gratuito

Este artigo, exclusivo do NDig, pretende apresentar uma detalhada análise dos três melhores antivírus gratuitos do momento


No final vamos indicar qual deles é merecedor do título de
"Melhor Programa Antivírus Gratuito".

Está claro que para poder determinar qual é o melhor antivírus gratuito, é fundamental que se tenha os dados de comparações de testes de confiabilidade, efetividade e funcionamento dos três candidatos ao titulo, AVG, Avast e Avira AntiVir. Todos eles em suas versões gratuitas para uso não comercial.

Para poder medir o grau de funcionalidade, efetividade e fiabilidade destes três, vamos utilizar os recentes resultados dos testes efetuados pela AV-comparative.org, um conhecido organismo que põe a prova diferentes antivírus (gratuitos e pagos), para tornar públicos os seus resultados.

Antes de começar com a análise dos resultados, gostaria de explicar que o espírito do post, não é criar uma possível rivalidade ou discussão entre os usuários e defensores deste ou daquele outro antivírus, já que ao final da análise notarão que qualquer um dos três programas poderia ser indicado como "o Melhor Antivírus Gratuito", e inclusive superando a muitos antivírus pagos.

Vamos começar analisando os quatro fatores mais importantes e significativos a se ter em conta em um Antivírus: Sua "Taxa de detecção", "Detecção heurística", "Número de falsos positivos" e sua "Velocidade de exploração sob demanda". Para efeitos comparativos acrescentamos os dados de dois dos melhores antivírus pagos: Kaspersky e ESET NOD32. Baseando-se nos resultados dos dois últimos testes da AV-comparative.org podemos concluir que:

Taxa de detecção:
Os dados parecem demonstrar que, em geral, os índices de detecção são muito similares (as diferenças são muito pouco significativas), com a exceção do AVG que tem uma taxa de detecção pouca coisa inferior que o Avira AntiVir e Avast.

Taxa de detecção heurística":
Neste teste que mede a capacidade do Antivírus para detectar novas ameaças (baseando-se no comportamento de um possível vírus), antes que sejam incluídas nas atualizações do Antivírus, pode se notar claramente que a detecção de códigos maliciosos que ainda não foram identificados e acrescentados às bases de dados do Antivírus, o Antivir e o Kaspersky têm uma considerável vantagem sobre os demais.

Número de falsos positivos:
Os falsos positivos podem ser tão ou mais prejudiciais que um malware não detectado. Já que, por culpa deles, arquivos "inocentes" podem ser deletados causando erros e problemas imprevisíveis em um software ou no próprio Sistema Operacional. Por seus reiterados e insistentes avisos, muitos usuários menos experientes em segurança costumam pressionar o botão de autorizar todas as ações notificadas pelo antivírus.

Os dados indicam um elevado nível de falsos positivos do Avira Antivir e Avast. Enquanto o AVG mantém um nível bem mais igualado com os outros programas pagos.

Velocidade de exploração sob demanda:
Está claro que o objetivo deste teste é medir qual é o antivírus mais rápido para explorar nossos arquivos e computador. Medindo os dados em MB por segundo.

Os resultados indicam uma ligeira superioridade de velocidade de exploração do Avast. Mas sobretudo uma significativa lentidão do AVG neste ponto. Ficando muito atrás do resto de antivírus gratuitos e pagos.

Conclusão:
Baseando-me explicitamente nas comparativas antes mencionadas, há de se considerar que o Avira AntiVir e o Avast estão num patamar muito parecido já que ambos conseguem muitos resultados favoráveis e em alguns casos muito superiores ao AVG, que por suposto fica com o terceiro posto, apesar de ser o único dos três antivírus gratuitos em ter os melhores resultados no número de falsos positivos, mas deixa a desejar com seu baixo rendimento e deficitária taxa de detecção.

Avira AntiVir ou Avast?
Ambos têm excelentes índices de detecção, efetividade e velocidade à hora de proteger nossos PCs. E os dois são dignos merecedores de consagrar-se como o melhor, mas por sua significativa vantagem nos testes de detecção heurística, o Avira Antivir resulta, sem sombra de dúvidas, o Melhor Programa Antivírus Gratuito do momento.

Os dados são suficientemente significativos e categóricos para deixar bem claro a superioridade do Antivir como Antivírus Gratuito. E são estes bons resultados, que se encarregam de nos fazer esquecer de seus chatos anúncios internos em sua versão gratuita.

Abaixo você encontra o link para baixar a versão gratuita de qualquer um dos 3 antivírus em questão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário