terça-feira, 13 de agosto de 2013

Frutas cítricas podem diminuir risco de derrame em mulheres

Um novo estudo afirma que uma dieta rica em frutas cítricas, como laranja, limão e abacaxi, pode reduzir o risco de derrame em mulheres



Na pesquisa, mulheres que comeram mais frutas cítricas tiveram um risco 19% menor de ter um acidente vascular cerebral isquêmico do que mulheres que comiam menos.

Em um acidente vascular cerebral isquêmico, o fluxo sanguíneo para o cérebro é bloqueado, às vezes por entupimento das artérias.

O estudo acompanhou 69.622 mulheres por 14 anos, com as participantes relatando a sua ingestão de alimentos (incluindo detalhes sobre o consumo de frutas e vegetais) a cada quatro anos.

Os pesquisadores examinaram as dietas das mulheres, olhando para as seis principais subclasses de flavonoides – flavanonas, antocianinas, flavan-3-ols, polímeros de flavonoides, flavonóis e flavonas.

Segundo os cientistas, flavanonas podem reduzir o risco de derrame através de vários mecanismos, incluindo a melhoria da saúde dos vasos sanguíneos e a contenção da inflamação.

A nova pesquisa

Embora outros estudos tenham analisado os benefícios de comer frutas em geral, no novo estudo, os pesquisadores analisaram diferentes tipos de frutas.

Pesquisas anteriores mostraram que os compostos chamados flavonoides encontrados nas frutas, e também em vegetais, chocolate e vinho tinto, poderiam beneficiar a saúde, mas nem todos os flavonoides parecem ter o mesmo efeito sobre o risco de derrame.

No novo estudo, não havia nenhuma ligação entre o consumo de flavonoides em geral e o risco geral de AVC, ou derrame.

Mas frutas cítricas contém um subgrupo de flavonoides, chamado flavanonas, e estes compostos é que foram relacionados com menor risco de AVC.

As flavanonas podem ser encontradas em sucos cítricos, mas os cientistas recomendam comer mais frutas em vez de beber mais suco, porque sucos comerciais tendem a conter uma grande quantidade de açúcar.

Além disso, estudos anteriores sobre consumo de frutas e risco de derrame tiveram resultados mistos. Por exemplo, um estudo descobriu uma ligação entre o aumento do consumo de frutas brancas como peras e maçãs e menor risco de derrame, mas não encontraram nenhuma ligação de frutas amarelas e alaranjadas.

Mais estudos são necessários para confirmar a associação entre o consumo de flavanona e o menor risco de derrame. [MSN[Hypescience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário