terça-feira, 2 de abril de 2013

Conheça o animal terrestre mais rápido do mundo

Aposto que muitos de vocês já sabem que o guepardo, ou chita, é o animal terrestre mais veloz do mundo


Tendo como habitat a savana, vive na África, península Arábica e no sudoeste da Ásia. Fisicamente, é significativamente parecido com o leopardo. As almofadas das patas da chita têm ranhuras para se moverem melhor em alta velocidade, e sua longa cauda serve para lhe dar estabilidade nas curvas em alta velocidade. Cada chita pode ser identificada pelo padrão exclusivo de anéis existentes em sua cauda. A cabeça pequena e aerodinâmica e uma coluna incrivelmente flexível, são habilidades que ajudam bastante na hora da perseguição.

Velocidade

Esse felino já foi registrado correndo a 105 km/h em estado selvagem, mas sabe-se que pode chegar, seguramente a 115 km/h. Excelente caçador, o guepardo pode atingir 100 km/h em menos de três segundos, façanha comparável aos carros mais velozes do mundo, como o Koenigsegg Agera R, esportivo superleve que vai a 110 km/h em 2,9 segundos – mas nem toda máquina do mundo poderia ter a graciosidade da chita. 


Segundo biólogos e especialistas, esse animal tem um corpo – cauda e pernas longas, coluna flexível – que o ajudam a ganhar velocidade, equilíbrio e impulso. Além disso, possui uma unha retrátil que fica sempre exposta para ajudá-lo a não derrapar durante a corrida, mais ou menos como as travas de uma chuteira de futebol. 

Trocam de marcha

Os pesquisadores sempre se perguntaram porque o felino podia correr tão mais rápido. 
Em um novo estudo, liderado por Alan Wilson, do Royal Veterinary College (Reino Unido) e publicado no periódico Journal of Experimental Biology, a razão para isso é que guepardos “trocam de marcha” enquanto correm. 

Claro que não é como os carros. Essa “troca de marcha” quer dizer que eles mudam a frequência de “passos por segundo” quando atingem velocidades maiores. Foi observado que, a 32 km/h, o guepardo dá 2,4 passos por segundo, mas a 61 km/h, ele dá 3,2 avanços por segundo.

Sendo assim, os cientistas apostam que guepardos selvagens podem ser capazes de alcançar a frequência de quatro passos por segundo, o que, em combinação com comprimentos mais longos de passo, deve ser o que lhes permite ultrapassar qualquer animal terrestre




Nenhum comentário:

Postar um comentário