terça-feira, 30 de abril de 2013

Incríveis miniaturas de motos feitas com madeira

Poucas miniaturas são tão ricas em detalhes como as obras-primas do jovem artista ucraniano Vyacheslav Voronovich

O artista, nascido em Lvov, sonhava em ter uma motocicleta desde que era apenas um garoto, e montou a sua primeira na sétima série. Ao mesmo tempo que foi se interessando por miniaturas feitas à mão, desenvolveu uma paixão pela escultura em madeira.


Como não pudesse se dar ao luxo de comprar uma moto real, Vyacheslav Voronovich descobriu que poderia criar suas próprias motos, perfeitas réplicas de madeira.


A ideia de fazer sua motocicleta em escala 1:12 de madeira pela primeira vez aconteceu há um ano e meio atrás, e rapidamente se transformou em um hobby. Ele se inspirou em algumas miniaturas de motocicletas que viu na internet, e decidiu se propor o desafio de conseguir fazer a sua própria, a partir de madeira. No início ele tinha algumas dúvidas, mas depois de descobrir que tipo de madeira devia ser usada para cada componente, as coisas começaram a correr bem. Ele notou que cada nova moto que criava, parecia melhor que a anterior.


Vyacheslav Voronovich acredita que a escolha do tipo de madeira certa é crucial para a sua arte, porque cada tipo de madeira tem suas próprias características únicas. O pinho é mais fácil de trabalhar do que o carvalho, mas não chega nem perto em termos de estética. A tarefa mais difícil é criar os componentes minúsculos (guidão, espelhos retrovisores, engrenagem, piscas, discos de freio, etc), porque muitas vezes eles tendem a quebrar quando estão quase terminados, e ele tem que começar tudo uma vez e outra.


A coleção do artista já conta também com três helicópteros, que ele fez com base em seu próprio gosto, e duas réplicas de motos esportivas. No momento ele está trabalhando em uma réplica de madeira da VT1300 Honda CS cruiser, para a qual está experimentando com um novo tipo de madeira para fazer o guidão e demais peças minúsculas.






[Mdig]

Nenhum comentário:

Postar um comentário