segunda-feira, 29 de abril de 2013

Anorexia: o transtorno psiquiátrico mais mortal de todos

Anorexia é a doença psiquiátrica mais letal, que pode apresentar até seis vezes mais risco de morte do que depressão grave

As chances são ainda piores para as pessoas com anorexia diagnosticada aos 20 anos. Elas têm 18 vezes mais risco de morte do que pessoas saudáveis da sua idade.

O estudo também descobriu que anorexia tem o dobro de risco de morte do que esquizofrenia e três vezes mais risco de morte do que transtorno bipolar.

Apesar da anorexia ser de longe o mais mortífero dos transtornos alimentares, as taxas de morte são também mais elevadas do que o normal em pessoas com bulimia e “transtorno alimentar não especificado” (TANE, diagnóstico comum para as pessoas com uma mistura de anorexia e bulimia atípicas).

O estudo é baseado na análise de dados coletados em 36 pesquisas diferentes publicadas entre 1966 e 2010. Depois de ajustar as taxas de mortalidade para o tamanho das amostras, os pesquisadores calculam:
  • 5,1 mortes a cada mil pessoas com anorexia por ano. Anorexia aumenta o risco de morte em 5,86 vezes.
  • 1,7 mortes a cada mil pessoas com bulimia por ano. Bulimia aumenta o risco de morte em 1,93 vezes.
  • 3,3 mortes a cada mil pessoas com TANE por ano. TANE aumenta o risco de morte em 1,92 vezes.
Bulimia e TANE também carregam riscos significativos, mas os pesquisadores alertam que as pessoas com anorexia muitas vezes se tornam bulímicas, o que aumenta seu risco de morte. O suicídio é um risco particular. Uma em cada cinco mortes de pessoas com anorexia é devido ao suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário