terça-feira, 16 de abril de 2013

Visite a Jordânia e conheça o Monastério Petra

Petra é um importante enclave arqueológico na Jordânia, considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo

Petra? Onde é isso? A pergunta é recorrente. Essa cidade na Jordânia ainda não se tornou um destino turístico conhecido no Brasil, diferentemente do que ocorre em outros países, especialmente na Europa. Trata-se de um local único, inteiramente esculpido na pedra pelo povo Nabateu e que, apesar de parecer distante de outras regiões turísticas, não é tão isolado assim.

A cidade de Petra é a principal atração turística da Jordânia e abriga o imponente templo Helênico "O Tesouro" (Al-Khazneh). Com 42 metros de altura e 30 de largura, em sua fachada esculpida com pedra rosada há representações de mulheres, cavalos e soldados. Peritos no domínio da hidráulica, os Nabateus dotaram a cidade de um enorme sistema de túneis e de câmaras de água. Um teatro, construído à imagem dos modelos greco-romanos, dispunha de capacidade para 4.000 espectadores.

Atualmente, os túmulos reais de Petra, o templo, o mosteiro de El-Deir, constituem exemplos impressionantes da cultura do Oriente Médio.

Quem assistiu ao filme "Indiana Jones e a Última Cruzada" (1989) deve imaginar que o templo onde está escondido o Santo Graal faz parte de um cenário construído especialmente para as filmagens do último episódio da trilogia. Engano. Na realidade, o templo onde está o cálice é o Tesouro (Al Khazneh).











Nenhum comentário:

Postar um comentário