domingo, 28 de abril de 2013

Dekotora – os incríveis caminhões decorados do Japão

Conhecidos como Dekotora, os caminhões decorados do Japão são verdadeiras obras de arte, e de extravagância, e estão se tornando verdadeiros símbolos do país



Dekotora é uma abreviação de “caminhões decorados” em japonês. E, como você pode ver, eles são realmente decorados. O que define um caminhão como dekotora é o exagero na decoração. Os proprietários precisam adicionar a maior quantidade de objetos ao seu caminhão para decorá-lo, mas precisam manter a máquina ainda funcionando.

O movimento dekotora iniciou-se na metade dos anos 70, quando uma série de filmes chamada “Trucker” (que pode ser traduzido como “caminhoneiro”) foi lançada no Japão. Basicamente, a série falava sobre um caminhoneiro que passeava pelo Japão em seu caminhão extremamente chamativo. Os filmes fizeram tanto sucesso que as pessoas começaram a imitar seu protagonista.

Os donos dos dekotora são realmente apaixonados por suas obras de arte e não pensam duas vezes em gastar muito dinheiro para incrementar seus veículos. Eles normalmente se reúnem em grupos onde mostram suas criações. Há alguns que exageram tanto que seu veículo perde a licença para circular nas ruas japonesas – estes são vistos apenas em exibições. Mas a maioria dos “caminhoneiros artistas” tenta manter seus caminhões dentro dos limites para poder circular.

Há três estilos principais de dekotora – Kansai, Kant e Retrô. Mas até mesmo a série Gundam, de Animê, que fala sobre robôs gigantescos, influenciou o design dos dekotora. Confira mais fotos:














Nenhum comentário:

Postar um comentário