terça-feira, 23 de abril de 2013

Inversão dos polos da Terra deve acontecer em breve

O campo magnético da Terra está enfraquecendo, e os cientistas dizem que ele pode desaparecer em menos de 500 anos. O resultado? Os pólos magnéticos da Terra virariam de cabeça para baixo, literalmente

Registros geológicos indicam que o campo magnético do planeta já se inverteu anteriormente e estamos caminhando para um novo evento. Tais eventos normalmente acontecem a cada 250 mil anos. 

O norte magnético migrou mais de 1.500 km ao longo do século passado. Nos últimos 150 anos, a força do campo magnético diminuiu 10%, indicando uma possível inversão. 

A Agência Espacial Europeia está levando muito a sério esse evento. Ela planeja lançar 3 satélites para estudar a magnetosfera visando a entender o motivo dessa significativa perda de força do campo. 

As consequências do raro fenômeno podem ser enormes. “Com o campo enfraquecido, o vento solar é capaz de arrancar a atmosfera e aumentar a radiação cósmica que chega até a superfície”, disse Conall Mac Niocaill, cientista da Universidade Oxford. “Essas duas coisas seriam má notícia para qualquer vida que possa ter se formado na superfície – ou a extinguindo ou forçando a sua migração para o interior do planeta.” 

Felizmente, o campo magnético da Terra se refaz. No entanto, isso pode demorar. Os maiores prejudicados são os animais, pois muitas espécies se baseiam no campo magnético para orientação. No entanto, não sabemos quais seriam exatamente os efeitos para a humanidade. Seja como for, os efeitos só deverão ser sentidos nos próximos séculos. [Lucas Rabello]

Nenhum comentário:

Postar um comentário