terça-feira, 23 de abril de 2013

"Cisne Branco", um navio veleiro da Marinha do Brasil

O NVe Cisne Branco (U-20) é um navio veleiro da Marinha do Brasil, que exerce funções diplomáticas e de relações públicas

Também conhecido como “embaixada flutuante”, a sua missão é a de representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, mostrando a bandeira do Brasil onde quer que vá e na difusão da mentalidade marítima da sociedade brasileira, fazendo-a atentar para o fato de que o Brasil, na condição de um país marítimo e continental, sempre teve e terá seu desenvolvimento atrelado ao mar. Ocasionalmente é utilizado como navio-escola.

O seu projeto inspirou-se no dos clippers construídos no final do século XIX.

A embarcação foi encomendada pela Marinha para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Foi construído no estaleiro Damen Shipyard, em Amsterdã, no tempo recorde de um ano e três meses, sendo lançado ao mar em 4 de agosto de 1999. Foi entregue em 4 de fevereiro de 2000 e incorporado à Armada em 9 de março de 2000, no dia da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento, em Lisboa, mesmo dia da partida da Armada de Pedro Álvares Cabral.

É a terceira embarcação e o segundo veleiro a ostentar esse nome na Armada Brasileira, em homenagem ao Hino da Marinha Brasileira*, com esse título. Em heráldica, a figura do cisne significa uma feliz travessia e um bom augúrio. 

Tendo percorrido a rota de Cabral, aportou ao Brasil na mesma data do navegador (22 de Abril), tendo participado de todas as celebrações na costa brasileira.

*Cisne Branco também é o hino oficial da Marinha do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário