sábado, 20 de abril de 2013

Você sabe o que é um leucócito ou glóbulo branco?

Os leucócitos, ou glóbulos brancos são células nucleadas produzidas na medula óssea e encontradas no sangue, com formato esférico. Sua função é proteger o organismo contra agentes patológicos causadores de doenças, utilizando para isso a produção de anticorpos


Nesta imagem você pode ver leucócitos engolindo esporos do fungo Aspergillus fumigatus que podem causar doenças em pessoas que não estão com o sistema imunológico funcionando corretamente, ou seja, imunossuprimidas.

Os leucócitos são fabricados na medula óssea e estão presentes em vários tecidos do corpo. Você tem muitos deles no seu corpo, entre 3.800 e 9.800 por milímetro cúbico de sangue.

Glóbulos brancos são soldados do corpo humano que utilizam suas vias sanguíneas para viajarem para os seus locais de trabalho e sua função é o combate a micro-organismos e compostos químicos.

O mais interessante é que eles não funcionam como parte do seu corpo, mas como um organismo independente, com a capacidade de se movimentar e capturar coisas independentemente, se comportando de maneira similar à uma ameba. [PLoS Pathogens,Wikipedia] Marcelo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário