quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sutiã pode fazer com que os seios fiquem caídos mais cedo

Desde 1997, um grupo de pesquisadores da França estuda os possíveis benefícios do uso de sutiãs

De acordo com resultados preliminares desses últimos quinze anos, a peça de roupa não necessariamente evita que os seios fiquem “caídos” com o passar do tempo.

O professor de ciências do esporte Jean-Denis Rouillon e sua equipe avaliaram periodicamente os seios de 330 voluntárias de 18 a 35 anos – que, conforme os próprios autores afirmam, não necessariamente representam toda as variações possíveis de formatos e tamanhos de seios, apesar de ser um grupo diverso.

Resultado: aquelas que não usavam sutiã apresentaram seios mais firmes e até mesmo um pouco mais “altos” (usando como parâmetro a distância entre os mamilos e os ombros no início das medições). “Em termos médicos, fisiológicos e anatômicos, seios não se beneficiam quando a gravidade é ‘negada’”, ressalta Rouillon. Há, inclusive, o risco de eles ficarem caídos antes do tempo, caso a mulher comece a usar cedo, pois “os músculos de suporte não irão crescer, e até mesmo podem diminuir”.

Até o momento, o estudo aponta que sutiãs seriam uma “falsa necessidade”, nas palavras de Rouillon. Contudo, dependendo do tempo de uso, simplesmente deixar de usar pode não trazer benefícios, uma vez que os tecidos já estariam comprometidos em certo grau. [PopSci, The Local, LiveScience] [Guilherme de Souza]

Nenhum comentário:

Postar um comentário