sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sensacional! Pele em spray pode ser a solução para vítimas de queimaduras

Esqueça os enxertos de pele, que demoram semanas para cicatrizar

A grande esperança para o tratamento de pacientes com queimaduras requer apenas uma hora, e vem em spray. A novidade é chamada de “pistola de pele”, um protótipo que, literalmente, borrifa células de pele nas vítimas, fazendo com que o tecido se recupere.

Os primeiros rumores sobre o spray começaram em 2008, mas não se pensava que isso iria se tornar tão real, tão útil e tão fácil. A pistola funciona usando células-tronco da pele saudável do paciente, misturada com uma solução que possibilite um efeito de spray. Embora ainda esteja em fase experimental, o dispositivo já tratou com sucesso mais de uma dezena de vítimas de queimaduras.
"As técnicas padrão que temos agora levam semanas e meses, e as pessoas podem morrer enquanto esperam a pele a cicatrizar. Então, se nós pudermos encontrar uma maneira de obter a pele normal, muito saudável como nós queremos, dentro de uma semana... Bem, este é o santo graal da cirurgia de queimados". Dr. Steven Wolf. Instituto de Pesquisas Cirúrgicas do Exército dos EUA, em San Antonio
 Mateus Uram, um oficial da polícia do estado da Pensilvânia, foi um dos primeiros a ser tratado com a pistola de pele após ter queimaduras de segundo grau depois de dar assistência à festa de um amigo. "A pior parte foi a minha cara. Todo o lado direito do meu rosto - minha orelha, meu pescoço, meu ombro e toda a parte superior do meu braço. O meio do braço parecia um pedaço de carne grelhada carbonizada, como um cachorro-quente que ficou na grelha por muito tempo".

Os médicos disseram que o Uram era um candidato para o novo procedimento e perguntaram se ele estaria interessado.

"Parecia uma arma de Star Wars ou algo assim. Mas eu concordei", disse Mateus Uram.

Quatro dias, isso mesmo, quatro dias após o tratamento com células-tronco spray, sua pele estava completamente curada. [Gizmodo][Hypescience][Brasil Acadêmico]

Nenhum comentário:

Postar um comentário