terça-feira, 23 de abril de 2013

Quer viajar para Marte? Candidate-se aqui


Sessão vale reprise
Matéria originalmente publicada em 29 de janeiro de 2013
Já há mais de 10.000 inscritos. Corra que ainda dá tempo.

Eis aqui uma boa pedida pra você que tem vontade de se mudar para longe (bem longe) e conhecer um “outro mundo” (literalmente)


O projeto da Fundação Mars One procura candidatos para iniciar uma colônia em Marte e, com critérios de seleção básicos, praticamente qualquer um (que seja maior de idade) pode se inscrever no processo.

De acordo com informações divulgadas no site da organização, possíveis candidatos devem ter “um profundo senso de propósito, disposição para construir e manter relacionamentos saudáveis, capacidade de autorreflexão e habilidade de confiar nos outros. Eles devem ser resilientes, adaptáveis, curiosos, criativos e ter um raciocínio rápido”. 

O processo seletivo começa já neste primeiro semestre de 2013, e os candidatos serão avaliados tanto por especialistas da Mars One quanto por pessoas do mundo todo, em um “programa televisivo global” (“um Big Brother com propósito”, nas palavras da equipe do site Gizmodo). 

Ao final da seleção, haverá pelo menos seis equipes de quatro integrantes cada, e a primeira a ser mandada (em 2022) será escolhida por votação popular – as demais serão enviadas a cada dois anos. 

Para se candidatar, não é necessário ter treinamento militar ou experiência de voo em aeronaves – não é preciso sequer ser um “cientista”. “Os dias em que a bravura e o número de horas de voo em jatos supersônicos eram os critérios principais acabaram”, destaca Norbert Kraft, ex-pesquisador associado da NASA e atual diretor médico da Mars One. 

“Agora estamos mais preocupados com quão bem cada astronauta trabalha e convive com os outros, na longa jornada da Terra a Marte, e pelos desafios da vida que se seguirá” – a princípio, é uma viagem só de ida, portanto a pessoa deve estar disposta a literalmente “abandonar” sua vida na Terra. 

Os selecionados passarão por pelo menos oito anos de treinamento antes da viagem, que incluirão missões simuladas, testes em ambientes com movimentação restrita e aulas de eletrônica, conserto de equipamentos e primeiros-socorros. Em 2016, a organização começará a enviar equipamentos para o Planeta Vermelho, como sondas e abrigos que serão montados assim que os colonizadores chegarem.
[GSouzaHypescience] [Mars One] [Wired] [Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário