quinta-feira, 18 de abril de 2013

Joaquim Barbosa entra em lista dos cem mais influentes do mundo da 'Time'

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, entrou para a lista das cem pessoas mais influentes do mundo, publicada pela revista americana "Time" de 2013


Para revista, o presidente do Supremo Tribunal Federal "simboliza a promessa de um novo Brasil" comprometido com a diversidade cultural e com a igualdade.

A revista menciona o fato de Barbosa ser o primeiro negro a chegar a presidência da mais alta Corte e destaca a importância de sua atuação no cargo.

A "Time" mostra também que Barbosa foi nomeado pelo Luiz Inácio Lula da Silva em 2003 para STF e que, para a revista, é um juiz independente, pois participou da condenação de políticos próximos ao ex-presidente no ano passado, referindo-se a José Dirceu e outros petistas, réus no escândalo do mensalão.

A "Time" destaca ainda que Barbosa buscou na educação o meio de escapar da pobreza". Um dos oito filhos de um pedreiro, Barbosa trabalhou como faxineiro e tipógrafo no Senado para se sustentar durante a faculdade de direito."

A revista também cita o doutorado que Barbosa fez na Universidade Sorbonne na França e a sua atuação como professor do Instituto de Direito da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, além de ter aprendido quatro línguas estrangeiras.

A "Time" lembra ainda que a máscara do ministro foi uma das mais populares no carnaval deste ano, o que, segundo a revista, é uma homenagem de um país "que importou mais escravos do que qualquer outro nas Américas". 

Outro brasileiro incluído na lista é o chef Alex Atala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário