terça-feira, 23 de abril de 2013

Empresa cria programa que corrige redações

Software criado pela Universidade de Harvard e pelo MIT pode agilizar o sistema de correção de provas.


Softwares que corrigem provas de múltipla escolha existem aos montes pela internet e são utilizados por diversas instituições de ensino, mas e as temidas provas dissertativas, como ficam? Pois a EdEx, uma empresa que trabalha com a Universidade de Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), criou um programa que não só corrige as provas escritas, como também dá a nota quase automaticamente aos alunos.

Além da correção, o programa ainda dá oportunidade do aluno refazer o teste, indicando possíveis pontos nos quais ele pode melhorar e aumentar a sua nota. A EdX deve disponibilizar o aplicativo gratuitamente para qualquer instituição de ensino que queira utilizá-lo.

Como o programa funciona?

Apesar de ser um aplicativo que automatiza a correção de provas, o programa criado pela EdX ainda precisa da ajuda de professores. Esses profissionais devem corrigir 100 redações, aplicando as suas devidas notas.

Feito isso, o aplicativo identifica alguns padrões e realiza as correções de acordo com a maneira com que os professores deram notas aos alunos. Depois, passa as informações sobre os pontos que poderiam ser melhorados.

A EdX espera que diversas instituições de ensino adotem o seu programa na hora de corrigir provas. O que você acha sobre isso? Considera que professores deveriam ser os responsáveis pela correção de redações e provas dissertativas ou confia que um programa de computador pode ficar encarregado do trabalho? Fonte: The New York Times, EdX [Tecmundo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário