domingo, 28 de abril de 2013

Netuno completa uma órbita ao redor do Sol desde 1846

No dia 20 de agosto de 2010, Netuno esteve no mesmo lugar em que foi descoberto, marcando a sua primeira volta ao redor do Sol desde 1846

Isto significa que seu ano dura 164 anos terrestres, ou melhor, Netuno demora 164 anos terrestres para dar uma volta completa em torno do Sol.


A descoberta de Netuno tem uma história interessante. Urano foi descoberto em 1781 por Sir William Herschel. Nessa época, astrônomos perceberam que o movimento de Urano não era exatamente o esperado, então eles começaram a suspeitar que houvesse outro planeta que estivesse influenciando seu campo gravitacional.

Em 1840, dois matemáticos calcularam exatamente a localização de Netuno a partir do movimento de Urano, mas não encontraram nenhum astrônomo disposto a procurar pelo seu planeta.

Finalmente, o astrônomo alemão Johan Galle, em 1846, resolveu procurar o planeta e encontrou uma pequena mancha azul-esverdeada que, mais tarde, seria batizada de Netuno. Ironicamente, Galle não foi o primeiro a observar o planeta. Na década de 1610 Galileu Galilei observou Netuno duas vezes, mas imaginou se tratar de uma estrela e não de um planeta.

Por um século, Netuno foi considerado o planeta mais afastado do Sol, até que Plutão foi descoberto, em 1930. Agora, como Plutão não é mais considerado um planeta, Netuno tem a “honra” de ser o último da fila novamente.

Por causa de sua distância, Netuno não consegue ser visto a olho nu, como seu vizinho Urano (que pode parecer uma estrela diminuta). Mesmo com um telescópio amador, você veria apenas uma pequena esfera verde-azulada, como descreveu Galle. [MSNBC][Hypescience/Lu]

Nenhum comentário:

Postar um comentário