segunda-feira, 18 de março de 2013

Opinião de um mineiro sobre os royalties do petróleo

Resposta de um mineiro aos espertos cariocas que pedem "VETA DILMA" sobre os Royalties do petróleo

Amigos. Recebi um Email de um assíduo leitor deste blog pedindo que publicasse aqui seu desabafo sobre a polêmica gerada pela distribuição dos royalties do petróleo. Estou atendendo seu pedido, mesmo não concordando com algumas de suas colocações. E abro espaço para qualquer carioca que queira responder.


Minas Gerais carregou o Brasil nas costas (exagero) durante 150 anos, nos ciclos do ouro e diamante! Para os mineiros ficaram os buracos e a degradação ambiental!
Depois veio o ciclo do minério de ferro, até hoje principal item da pauta de exportações brasileiras, que rendeu ao Rio de Janeiro uma das maiores indústrias siderúrgicas do Brasil, a Companhia Siderúrgica Nacional, e a sede da VALE.

Curioso é que o Rio de Janeiro não produz um único grama de minério de ferro, mas recebeu a siderúrgica rendendo impostos e gerando empregos e a sede da mineradora recebendo royalties de exploração de minério. Mais uma vez Minas Gerais carregando o Brasil nas costas e, de vinte anos para cá, ajudada pelo Pará em razão das reservas de minério de ferro descobertas nesse Estado. 

Não vamos nos esquecer também do estado do Paraná que, para a construção da usina de Itaipu, teve grande parte de suas terras fecundas inundadas. A área do lago de Itaipu é maior do que a área da cidade do Rio de Janeiro. Além de perder essa enorme quantidade de terras, o Paraná perdeu também uma das maravilhas da natureza, as Sete Quedas de Guaíra - hoje embaixo d'água - que gerava grande receita devido ao turismo. Hoje, Itaipu fornece 17,3% da energia consumida no Brasil e essa energia é distribuída para as cinco regiões brasileiras, inclusive Norte e Nordeste. O Brasil ganhou, mas o Paraná perdeu.

Me causa estranheza essa posição de alguns cariocas/fluminenses, pois toda riqueza do subsolo, inclusive marítimo, pertence a UNIÃO. Ao contrário do ouro, do diamante e do minério de ferro que estão sob o território mineiro, as jazidas do pré-sal estão a 400 quilômetros do litoral do Rio do Janeiro e nenhum estado brasileiro, inclusive o RJ, tem recursos aplicados na pesquisa, exploração e refino de petróleo, pois todo dinheiro é da UNIÃO que é a principal acionista da PETROBRAS. 

Acho piada de mau gosto quando esses políticos fluminenses falam em "Estados produtores de petróleo". Já não chega os eternos benefícios que o Rio de Janeiro recebe, tais como jogos pan-americanos,  olimpíadas, etc? O Rio de Janeiro não é melhor do que os outros Estados.  Acho um absurdo ver crianças de outras regiões mais pobres do Brasil estudando em salas de aula sem luz, sentadas duas ou três numa mesma cadeira - quando há cadeira - enquanto a prefeitura de Macaé/RJ gasta, torra, esbanja, joga fora dinheiro pintando de cores berrantes passeios públicos! Proponho que todos brasileiros dos outros Estados façam protestos mandando e-mails para seus deputados e senadores para acompanhar de perto essa questão do pré-sal. 

É como disse certa vez um compositor, cujo nome me esqueci," o Rio de Janeiro é um Estado de frente para o mar e de costas para o Brasil". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário