quarta-feira, 20 de março de 2013

Ilusão de ótica: iluminar e sombrear

A maquiagem é feita para destacar nossos pontos fortes e dar uma escondidinha de leve nos nossos (raríssimos!rs) pontos fracos. Para isso, – além de base, corretivo, rímel, batom…- podemos lançar mão de alguns truques, apenas iluminando e sombreando certos pontos do rosto (no corpo também funciona! Nos filmes, para destacar o corpão dos homens, os maquiadores “contornam” os músculos).

Usando uma sombra clarinha, iluminador ou corretivo, podemos destacar alguns pontos. E para sombrear você pode usar uma sombra marrom opaca, dois tons mais escuro da sua base ou pó bronzeador. E a regra é simples: claro, destaca; escuro, esconde.

ILUMINANDO

1-Ilumina o olhar e dá aos olhos um formato mais alongado. Cuidado: iluminar essa área dá a impressão de que os olhos estão mais afastados um do outro, portanto, se você já tem olhos mais separados, evite!

2-Afina o nariz. Cuidado: se você já tem um nariz fininho, como eu, iluminar essa parte do nariz fará com que ele pareça ainda mais fino. Ninguém quer o nariz da Janet Jackson!

3-Destaca as maçãs do rosto, dando um ar jovial. Cuidado: não aproxime muito o iluminador da Zona T (testa, nariz e queixo – lateral do nariz, no caso) para não parecer que está com pele oleosa.

4-Lifting instantâneo! Levanta as sobrancelhas na hora. Cuidado: se você já tem as sobrancelhas muito altas, 'manere' no iluminador neste ponto, ou vai parecer uma drag queen.

5-Iluminar o “V” da boca dá a impressão de lábios superiores mais carnudos. Cuidado: iluminar demais essa área faz parecer que você está com a pele oleosa.

6-Perfeito para quem tem queixo retraído, destaca e dá volume. Cuidado: claro que se você já tiver um queixo proeminente você não deve iluminar esse local!

7-Deixa o rosto com uma estrutura mais bonita, parece mais anguloso . Cuidado: use e abuse!

8-Iluminar apenas a pontinha do nariz faz com que ele pareça mais arrebitado. Cuidado: se você já tiver um nariz arrebitado, corre o risco de ficar com nariz de porquinho!

SOMBREANDO

9-Clássico! Truque de todas as modelos do universo. Afina o rosto. Cuidado: todo mundo quer afinar um pouco o rosto, por isso as vezes rola uma empolgação e a gente pesa um pouco na make. Cuidado!

10-Afina e “modela” o nariz. Essa é uma dica milagrosa, pois faz grandes mudanças. Cuidado: como é um truque que faz muita diferença, vá com muita calma para não parecer que passou por uma rinoplastia mal sucedida!

11- Modela e arrebita o nariz de maneira mais drástica que o iluminador. Cuidado: o cuidado é o mesmo do número 10.

12-Para quem tem o rosto muito quadrado ou triangular (ambos com o ângulo da mandíbula proeminente) essa dica é ótima, pois deixa os traços do rosto mais delicados e harmoniosos. Cuidado: tem que ser bem sutil, ou ficará muito estranho visto de lado.

13-Adeus papada! Basta sombrear as laterais embaixo do rosto. Cuidado: não sombrear embaixo do queixo, pois vai ficar muito marcado e, como a minha sócia gênio diz “vai parecer a Barbie, que tem a cabeça separada do corpo!”. Foi a melhor definição que já ouvi!hahahah

Existem milhares de outros truques, mas listei os que são mais requisitados. rs

Mas quem tiver alguma outra dúvida, dica, sugestão… por favor, aproveite o espaço nos comentários!

Ainda falando dos truques de make, óbvio que nós nos maquiamos para apresentarmos uma versão “melhorada” de nós mesmas, mas há quem use tantos truques que simplesmente fica “mascarado” e parece outra pessoa. Não aconselho isso a ninguém, por que fica fake, mas é incrível ver os milagres da maquiagem!rs Vejam esse vídeo onde muitos dos truques que mencionei acima são utilizados e fazem a maquiadora ficar muito parecida com a top model Adriana Lima!


E quem não quem parecer a Adriana Lima, né? hehehe 
Revista Glamour

Nenhum comentário:

Postar um comentário