quarta-feira, 20 de março de 2013

Adeus Verão! Equinócio de Março: Início do Outono

Equinócio de Março - Início do Outono

Hoje, dia 20 de março de 2013, exatamente às 11h02min acontece o equinócio de março no hemisfério sul e tem início, oficialmente, o Outono.

A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite tem a mesma duração.


Astronomicamente isto se dá quando os raios do Sol atingem a Terra perpendicularmente ao Equador, ou seja, é o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente pela Eclíptica, corta o Equador Celeste, apresentando declinação de 0º (figura acima). Isso faz com que a duração do dia seja igual à duração da noite. 

A partir de hoje, os dias vão ficar cada vez mais curtos e as noites cada vez mais longas. Isso vai acontecer até 21 de junho (início do Inverno), quando teremos o dia mais curto do ano. Aí a situação se inverte: os dias vão ficar cada vez mais longos e as noites cada vez mais curtas até o dia 22 de setembro de 2013 (início da Primavera), quando acontecerá o equinócio de setembro e, novamente, o dia terá doze horas e a noite, 12 horas.

Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul. Nos meses de junho e dezembro acontece o solstício, mas aí já é outra história e fica para outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário