sábado, 30 de março de 2013

Já passei da adolescência e ainda tenho acne. E agora?

Problemas hormonais e estresse são algumas das causas do mal (ele atinge mais mulheres adultas do que você imagina!)

Pele boa! (Foto: ImaxTree)
Poucas são as sortudas que passam pela adolescência ilesas, sem ao menos uma espinha pra contar história. A partir dos 11 anos (não se assuste, a puberdade tem iniciado cada vez mais cedo!), os hormônios estão a mil, muitas vezes desequilibrados, e as intrusas começam a aparecer para a infelicidade geral da nação (e do planeta).

Então crescemos e achamos que o problema já virou passado - e que sim, estamos a um passo de conquistar a pele dos sonhos (lisinha + macia + livre de manchas). Para algumas de nós, isso é pura ilusão! Segundo a dermatologista Juliana Viesi, de Curitiba, a acne é bem comum em mulheres de 25 a 35 anos - mesmo entre aquelas que nunca se incomodaram com o mal na vida - e é uma das principais queixas de suas pacientes.

A diferença está no lugar em que as indesejadas se manifestam: "Enquanto meninas mais novas sofrem com a região T - testa, nariz e queixo -, a acne aparece nas bochechas, mandíbulas e contorno do rosto de mulheres adultas com peles mistas ou oleosas ", explica a expert. 

Irregularidade no ciclo menstrual, genética "comprometida" e hormônio masculino em excesso são alguns dos vilões, mas o uso de cosméticos muito oleosos (que pode muito bem ser evitado, não é?!) também aumenta a chance do rosto pipocar. "O problema pode ainda ter raiz emocional", lembra Juliana. Então respire fundo antes de ficar preocupada ou ansiosa à toa, amiga!

Estamos apaixonadas por este sérum <3 (Foto: Divulgação)
A boa notícia é que existe tratamento e você pode continuar sonhando com aqueeeela pele de pêssego. Sabonetes específicos, antibióticos, peelings eventuais e medicações orais (oi, Roacutan!), sempre receitados por dermatologistas, podem atenuar - e muito! - a situação. Reforços encontrados na farmácia mais próxima também são bem-vindos.

E tem novidade quente no mercado: o Blemish + Age Defense (R$ 184) da Skinceuticals, um sérum de rápida absorção que alia cinco ácidos potentes (LHA , salicílico, cítrico, glicólico e dioico). Juntos, eles têm ação imediata e a longo prazo - secam espinhas, hidratam, desobstruem poros, inibem a produção do sebo, previnem a hiperpigmentação da pele... Sem a fotossensibilidade do ácido retinóico nem as manchas nas roupas de cama provocadas pelo peróxido de benzolina (os ingredientes mais receitados nos consultórios médicos). Mas cada caso é um caso, por isso a importância de consultar um médico antes de tomar qualquer atitude, ok? [Revista Glamour/Camila Neves]

Nenhum comentário:

Postar um comentário