sábado, 30 de março de 2013

Os 10 Maiores Morticínios da Humanidade

Ao longo da história humana, tem havido muitos eventos mundiais com grande número de mortes e destruição generalizada

As 10 entradas na lista estão classificadas de acordo com o número estimado de mortes. Enquanto alguns dos eventos duraram apenas alguns anos, outros ocorreram ao longo de séculos. Tendo em vista que as estimativas do número de mortes são sempre muito discutíveis, utilizei como regra a maior estimativa respeitável em todos os casos. Também optei por incluir na lista somente os eventos feitos pelo homem - desastres naturais não foram incluídos.


Tráfico de Escravos no Atlântico
Estimativa de Mortes: 15 milhões
O comércio de escravos no Atlântico começou mais ou menos no século 16, atingindo o seu auge no século 17, até ser finalmente abolido por todos no século 19. A principal força motriz por trás deste comércio foi a necessidade de os impérios europeus estabelecerem-se no Novo Mundo. Colonizadores europeus e norte-americanos, portanto, começaram a usar escravos africanos para preencher as necessidades de trabalho em suas vastas plantações. As estimativas variam na quantidade de escravos que morreram, mas diz-se que para cada dez escravos tomados em um navio, quatro pereciam de causas relacionadas a maus-tratos.



Guerra Yuan & Transição para a Dinastia Ming
Estimativa de Mortes: 30 milhões






A dinastia Yuan foi fundada por Kublai Khan, neto de Genghis Khan, por volta de 1260. Yuan se traduz literalmente como "Grande e Celestial", embora não tenha se mostrado nem grande nem celestial. A dinastia acabou sendo uma das mais curtas  história da China, cobrindo apenas um século, até que caiu em 1368. O caos reinou durante os anos da dinastia Yuan, e o período foi marcado por tribos guerreiras, bandidos, luta política, fome e amargura entre a população. Depois de toda a carnificina, a Dinastia Ming tomou o controle. Seu reinado é descrito por alguns como "o maior período de ordem e estabilidade social na história humana."



A Rebelião de An Lushan
Estimativa de Mortes: 36 milhões


Cerca de 500 anos antes de Yuan, da Dinastia Tang, assumiu o controle da China o general An Lushan que se declarou imperador (criando a dinastia Yan). A rebelião An Lushan durou de 755 até 763, quando a dinastia Yan foi finalmente derrotada pelo império Tang. As guerra medievais sempre foram sangrentas, e essa rebelião não foi exceção. Milhões morreram e a Dinastia Tang nunca se recuperou completamente.

Rebelião Taiping
Estimativa de Mortes: 40 milhões




Rebelião Taiping (1851-1864) foi um dos conflitos mais sangrentos da história, um confronto entre as forças da China imperial e um grupo inspirado por um místico autoproclamado, chamado Hong Xiuquan, que se dizia cristão e também intitulava-se irmão de Cristo. Seu objetivo era criar uma nova cultura, substituindo a tradição confucionista e budista por algo "novo" - moldado conforme às suas ideias. A rebelião começou na província de Guangxi e estendeu-se rapidamente pela região do Rio Azul. Os rebeldes tomaram Nanquim e desfecharam um ataque malsucedido a Pequim. As tropas imperiais, auxiliadas por mercenários ingleses e americanos, esmagaram a revolta reconquistando Nanquim, num cerco onde pereceu Hong Xiuquan.

A Grande Fome Chinesa
Estimativa de Mortes: 43 milhões




Um século mais tarde, e agora estamos em uma China comunista. O período de 1958-1961 é também conhecido como "o grande salto para a frente"- e é uma lição sombria do que pode acontecer quando um governo incompetente tenta mudar um país muito rapidamente.
Embora as secas e as condições meteorológicas adversas levaram à fome, o desastre pode ser facilmente visto como uma consequência de tentativas do governo para transformar rapidamente o país de uma economia agrária em uma sociedade moderna comunista. Camponeses chineses descrevem este período como os "três anos amargos", que é uma espécie de eufemismo. Várias décadas depois, a economia chinesa se tornou a maior do mundo -, mas a um preço bastante alto.

Crimes Soviéticos
Estimativa de Mortes: 49 milhões



Aqui está outro exemplo de uma catástrofe causada por um país com uma vasta população tentando mudar sua paisagem econômica e social em um período muito curto. Esta política teve como resultado milhões de mortes devido à queda dramática da qualidade de vida dos cidadãos e abriu um longo reinado de terror e traição, marcada em particular pelo Grande Expurgo e por uma grande expansão dos campos de trabalho forçado dos Gulags. Na União Soviética, de 1917 a 1953, milhões de russos morreram nas mãos da revolução, guerra civil, fome, reassentamento forçado e outros crimes. Um homem pode ter a maior parte da culpa: Joseph Stalin, talvez o maior assassino da história.
É difícil entender como, em 1948, ele foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz.




Conquistas Mongóis
Estimativa de Mortes:60 milhões


Se há um homem que pode ter tido mais sangue em suas mãos do que qualquer outro na história, é Genghis Khan. Sob a liderança de Khan (e sucessores após sua morte), o império mongol cresceu e se transformou no maior império que o mundo já viu - no auge cobrindo 16% da Terra. O exército mongol varreu a Ásia, matando seus rivais com grande ferocidade. O número de mortos teria sido certamente muito maior se os mongóis continuassem a progredir para o oeste e para a Europa. Apesar de toda a matança,  o domínio mongol não foi de todo ruim - com tolerância religiosa dada à maioria das religiões, bem como reduções de impostos para os pobres. 



Primeira Guerra Mundial
Estimativa de Mortes:65 milhões

A Primeira Guerra Mundial, também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras (pelo menos até o início da Segunda Guerra Mundial) foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que organizaram-se em duas alianças opostas: os Aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais (originalmente Tríplice Aliança entre Império Alemão, Áustria-Hungria e Itália). Quando a guerra terminou, em 1918, a Europa e o mundo começaram a contar o custo de tantas vidas perdidas. A maioria concordou que esta loucura nunca poderia acontecer de novo...




Segunda Guerra Mundial
Estimativa de Mortes: 72 milhões

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica para construir algumas novas máquinas de matar, deixando de lado a distinção entre civis e militares. Marcado por um número significativo de ataques contra civis, incluindo o Holocausto, foi a única vez que armas nucleares foram utilizadas em combate. Foi o conflito mais letal da história da humanidade.

A Colonização Europeia das Américas
Estimativa de Mortes: 100 milhões
Quando Cristóvão Colombo, John Cabot e outros exploradores no século 15 encontraram um novo continente, parecia ser o início de uma nova era. Aqui estava um novo paraíso que os aventureiros europeus poderiam considerar seu novo lar. Havia, no entanto, um problema: esta terra já tinha uma grande população indígena.
Ao longo dos séculos seguintes, os europeus trouxeram a morte para este vasto continente que compreende a América do Norte, Central e do Sul. Embora a guerra e invasão podem ser responsáveis ​​por grande dessas vítimas, foi a falta de imunidade dos nativos às doenças europeias que causou a maioria das mortes. Algumas estimativas afirmam que 80% da população de nativos americanos morreram como resultado do contato com os europeus.
[Listverse]

Nenhum comentário:

Postar um comentário