sábado, 21 de junho de 2014

Você sabia? Van Gogh vendeu um único quadro em vida

O Vinhedo Vermelho, único quadro vendido durante a sua vida, foi pintado em 1888. Ele o vendeu por 400 francos

A Vinha Encarnada (ou Vinhedo Vermelho) é uma pintura a óleo de Vincent Van Gogh feita em novembro de 1888. O diferencial dessa obra é que foi o único quadro que o artista holandês vendeu ainda em vida. A feliz compradora da obra foi a pintora Anna Boch, que adquiriu o quadro por 400 francos em uma exposição na Bélgica em 1890.

Assim como Poe, Van Gogh teve uma vida difícil. O pintor só teve seu trabalho reconhecido alguns anos após sua morte, mas esse reconhecimento veio em forma de milhões de dólares para aqueles que possuíam seus quadros. As pinturas do holandês estão entre as mais valiosas da história da arte, sendo que algumas chegam a valer 50 milhões de dólares.

A obra mais cara de Van Gogh, Retrato de Dr. Gachet, foi vendida pelo preço recorde de 82,5 milhões de dólares em 1990. Hoje, esse valor equivaleria a 150 milhões de dólares. Já A Vinha Encarnada foi vendida por Boch por 10 mil francos – 25 vezes mais do que foi pago por ela – em 1906. Eventualmente, o quadro acabou fazendo parte do acervo do Museu Pushkin, em Moscou, na Rússia. Mas se estivesse à venda, é bem provável que esse quadro batesse o recorde das demais pinturas de Van Gogh que já foram vendidas. [Megacurioso]

Nenhum comentário:

Postar um comentário