sábado, 30 de março de 2013

Conheça o lugar mais silencioso do mundo

Sala impede propagação de 99,99% do barulho

O lugar mais silencioso do mundo fica nos Estados Unidos e, para a surpresa de muitos, não está dentro de um monastério ou um penhasco distante. O silêncio mais preciso do mundo, que rendeu recorde no livro Guinness, fica guardado em uma sala de testes de um laboratório, em Minneapolis.

A Anechoic Chamber ("câmara sem eco" em português), do laboratório Orfield, absorve até 99,99% do som graças ao seu revestimento de paredes duplas de aço, 30 cm de concreto e mais 3,3 m de espessura de vidro acústico. A sala testa o nível de barulho dos produtos de várias empresas. A Harley Davidson, por exemplo, usa a acústica para deixar suas motos menos ruidosas, sem mexer no ronco característico e patenteado do seu motor.

Mas o preço do sossego pode custar caro ao corpo humano. Ficar muito tempo dentro da câmara causa alucinações e afeta seriamente o desenvolvimento motor. De acordo com Steven Orfield, presidente do laboratório, para passar pela experiência de se trancar no quarto, só sentado na cadeira. “Normalmente, você se orienta pelos sons que escuta enquanto anda. Na câmara, você não tem essas pistas; você perde essas dicas importantes de percepção, que ajudam no equilíbrio do corpo”, explica.

Segundo ele, nossos ouvidos se adaptam facilmente ao silêncio, e, quanto mais quieta for a sala, mais barulhos as pessoas poderão perceber ao seu redor – mesmo que você seja o próprio som. “Você pode ouvir seu coração bater, escutar seu estômago reclamando alto e, outras vezes, ouvir até os seus pulmões.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário