sábado, 30 de março de 2013

Linhas horizontais fazem você parecer gorda, verticais fazem parecer alta

Se você é mulher, com certeza já ouviu que roupa listrada pode ser uma desgraça

Isso porque linhas deitadas nos deixam parecendo gordas (o que absolutamente nenhuma mulher quer) e linhas em pé nos deixam mais altas (o que algumas desejam).

Agora, esse “boato” ganhou um carimbo científico – mesmo que levemente amador. Isso porque Val Watham, uma mulher de 53 anos, decidiu por a ideia à prova e atestou: listras horizontais fazem as pessoas parecerem mais largas (vulgo “gordas”), enquanto listras verticais fazem as pessoas parecerem mais altas.

Por conta da descoberta, Val ganhou o prêmio Amateur Scientist of the Year (Cientista Amador do Ano, em tradução livre) da BBC. Para realizar seu experimento, ela teve a ajuda de um mentor, o pesquisador Peter Thompson, psicólogo da Universidade de York (Reino Unido).

Em 2008, Thompson conduziu um estudo que testou a percepção das pessoas em desenhos (2D) de linhas horizontais e verticais. Val suspeitou que o resultado poderia ser diferente em modelos reais – 3D – e botou a mão na massa.

Estudantes de moda criaram 15 conjuntos de roupas, usados por modelos em um vídeo que foi apresentado no festival europeu Edinburgh Science Festival, assistido por 500 pessoas, que em seguida julgaram quão largas ou altas as modelos pareciam. Não só a intuição feminina sobre as listras foi confirmada, mas outro boato se revelou verdadeiro: que preto emagrece, porque as modelos usando roupas inteiras pretas foram consideradas as mais magras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário