quarta-feira, 6 de março de 2013

Um fusca mais enfeitado que penteadeira de mulher-dama

Está sendo exibido nesta semana em Wolfsburg, Alemanha, um fuscão único, ano 1990, chamado Vochol

O nome é uma combinação do termo popular mexicano "vocho" (algo como o nosso "fusca") e da palavra huichol, que faz referência a arte do povo huichol, pertencente, ao centro-este do México.

O carro foi completamente coberto com miçangas. Na criação do mosaico, oito artesãos de duas famílias huichóis, usaram 2.277.000 grânulos coloridos, pesando 90 kg -16 kg de resina, que pode resistir a temperaturas de até 200°C-, com um desenho exclusivo baseado nesta cultura. O trabalho foi terminado no final do 2010 e levou mais de 9000 horas de trabalho.

O propósito deste trabalho foi o de criar um projeto de arte folclórico para o século XXI, que demonstrasse o ritual da natureza, a habilidade e a cultura Huichol. Os artesanatos feitos com miçanga são um tipo de arte tradicional desta região do México, e no seu início era usado para decorar chifres de touro, xícaras, máscaras e cabeças de jaguar. Originalmente, estas obras eram feitas com sementes, no entanto, hoje em dia são realizadas com contas de plástico ou vidro.

Após o fim da turnê mundial, o Vochol será leiloado e o dinheiro será usado para apoiar o Museu de Arte Popular na Cidade do México.
mdig         

Nenhum comentário:

Postar um comentário