sábado, 11 de janeiro de 2014

As 10 melhores praias do Brasil


Nosso país foi abençoado com uma beleza exuberante, e grande parte dessa beleza está nas mais de 2.000 praias com 7.376 km de extensão. Praias que vão de poucos metros, como a Praia de Guanxuma, em Ilhabela até centenas de quilômetros como a Praia do Casino, no Rio Grande do Sul que tem 245 quilômetros de extensão e está registrada no Guiness Book como a maior praia do mundo.
Assim, escolher as 10 praias mais bonitas do Brasil é uma “missão impossível”. Para determinar o grau de formosura de uma praia, costuma-se levar em consideração quatro parâmetros fundamentais: a beleza cênica do lugar, a beleza da praia em si, a cor da água e a cor da areia. Pois bem, sabendo que isso é mais ou menos consenso, fiquei surpreendida com o fato de ter pesquisado seis sites – inclusive o do jornal inglês The Guardian - e ter encontrado seis listas muito diferentes entre si. Vamos conferir:

 
guardian.co.uk

5ª Praia Caraíva


1. Alter do Chão – Pará
2. Fernando de Noronha (PE)
3. Praia do Toque - Alagoas
4. Taipus de Fora – Bahia
5. Praia Caraíva – Bahia
6. Arpoador – Rio de Janeiro
7. Lopes Mendes – Rio de Janeiro
8. Praia da Fazenda – São Paulo
9. Bonete – São Paulo
10. Lagoinha do Leste – Santa Catarina




brasilazul.com.br
7ª  Praia dos Carneiros

1. Jericoacoara – Ceará
2. Porto das Galinhas – Pernambuco
3. Praia do Espelho – Bahia
4. Trancoso – Bahia
5. Canoa Quebrada – Ceará
6. Praia do Gunga – Alagoas
7. Praia dos Carneiros – Pernambuco
8. Praia do Forte – Bahia
9. Taipus de Fora – Bahia
10. Praia do Francês – Alagoas






Site: About
4ª  Praia do Cedro

1. Praia do Sancho – Noronha
2. Riacho Doce – Espírito Santo
3. Tambaba – Paraíba
4. Praia do Cedro – São Paulo
5. Barra dos Remédios – Ceará
6. Carro Quebrado – Alagoas
7. Bonete – São Paulo
8. Icaraizinho de Amontada – Ceará
9. Lopes Mendes – Rio de Janeiro
10. Brava da Almada – São Paulo





aluguetemporada.com.br
8ª  Praia do Rosa

1. Porto das Galinhas – Pernambuco
2. Praia de Jericoacoara – Ceará
3. Praia do Espelho – Bahia
4. Praia do Forte – Bahia
5. Praia do Francês – Alagoas
6. Praia de Castelhanos – São Paulo
7. Praia da Pipa – Rio Grande do Norte
8. Praia do Rosa – Santa Catarina
9. Praia de Antigos – Rio de Janeiro
10. Praia de Copacabana – Rio de Janeiro





4ª  Praia de Bombinhas
viajeaqui.abril.com.br

1. Porto das Galinhas – Pernambuco
2. Praia de Jericoacoara – Ceará
3. Praia da Pipa – Rio Grande do Norte
4. Praia de Bombinhas – Santa Catarina
5. Fernando de Noronha
6. Praia do Forte – Bahia
7. Praia da Canoa Quebrada – Ceará
8. Praia do Francês – Alagoas
9. Praia do Gunga – Alagoas
10. Praia de Copacabana



passagembarata.com.br

2ª  Praia da Feiticeira

1. Porto das Galinhas – Pernambuco
2. Praia da Feiticeira – São Paulo
3. Praia do Francês – Alagoas
4. Praia da Canoa Quebrada
5. Praia do Espelho – Bahia
6. Praia do Farol – Paraná
7. Ponta do Mel – Rio Grande do Norte
8. Praia Lagoa Azul – Rio de Janeiro
9. Praia dos Amores – Santa Catarina
10. Praia de Jericoacoara – Ceará


Se juntarmos as seis listas e verificarmos o número de vezes que cada praia foi citada e, atribuindo um peso diferente para a colocação dentro de cada lista, já podemos ter o ranking das 10 melhores praias do Brasil.


Antes uma observação. No meu ranking não foram incluídas as praias de Fernando de Noronha por considerá-las hors concurs. O Arquipélago de Fernando de Noronha é um dos lugares mais bonitos e preservados do planeta. Além de possuir uma beleza cênica estonteante, Noronha faz parte de um Parque Nacional Marinho com uma rígida estrutura em relação ao patrimônio ambiental e, por causa disso, recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela UNESCO. Noronha possui dezesseis belas e diferentes praias. Pisar na areia de qualquer uma delas causa surpresa: a areia é macia! Em qualquer praia do Brasil continental os grãos de areia são formados de quartzo e outros cristais, ao contrário de Noronha, que são formados de resíduos vegetais e animais , como também de rocha vulcânica e calcária.
Mas, vamos ao nosso ranking dos rankings.


As 10 melhores praias do Brasil.

1º Porto de Galinhas
É uma conhecida praia do Nordeste do Brasil, localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco. Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola por isso, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.


2º. Praia de Jericoacoara

Jericoacoara é uma praia cearense que fica, aproximadamente, a 300 km da capital, Fortaleza. Jericoacoara possui cenários esplêndidos. Cavada entre enormes dunas e o mar, é um dos poucos lugares no Brasil onde é possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, devido a sua localização peninsular.A duna mais próxima da vila é ocupada pelos turistas para assistir ao pôr-do-sol, devido a sua grande altura e posição privilegiada frente ao mar. Ao redor da vila enormes dunas surgem e desaparecem com a constante ação do vento.

3º. Praia do Espelho
Localizada entre os povoados de Trancoso e Caraíva, a praia do Espelho é considerada uma das mais encantadoras do Sul da Bahia. Perfeita por natureza e bucólica por vocação, reúne águas azuis que formam piscinas naturais, gigantescas falésias brancas e avermelhadas, riozinhos e coqueirais. Juntam-se a esta pedaço do paraíso o charme rústico das pousadas e o estilo único das barracas de praia que espalham pela areia, com muito capricho, esteiras e espreguiçadeiras cobertas com almofadões coloridos. Na verdade, o povoado chama-se Curuípe mas, para evitar confusões, atende por ambas as denominações.


4º. Praia do Francês
Localiza-se no município de Marechal Deodoro, Alagoas. A população local afirma que a praia tem essa denominação devido ao fato de, à época do Brasil Colonial ser um dos locais frequentados por contrabandistas franceses de pau-brasil. O canto esquerdo da praia é o mais badalado, com bares, restaurantes, piscinas naturais e ondas calmas, pois é protegido pelos arrecifes. O lado oposto é mais selvagem, com ondas fortes, razão pela qual é procurado por surfistas. As suas águas variam do azul turquesa ao verde escuro e a areia é clara e fofa.


5º. Praia da Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é uma praia localizada no litoral leste do Estado do Ceará, distante 166 km de Fortaleza e 18 km da sede do município de Aracati, a qual pertence. A sua paisagem é caracterizada por dunas e falésias avermelhadas de até trinta metros acima do nível do mar. Descoberta na década de 1960 por cineastas franceses, a povoação adquiriu fama na década de 1970, pela chegada dos “hippies”, que ali encontraram um lugar remoto, habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores que até hoje preservam a tradição de pescar com jangadas no mar.


6º. Praia do Forte

Praia do Forte é um importante destino turístico da Bahia. São diversos quilômetros de praias, com várias piscinas naturais formadas por arrecifes ao longo da costa. O pequeno vilarejo possui excelentes bares, restaurantes e lojas, além de abrigar a sede do Projeto TAMAR, onde se pode ver o excelente trabalho de preservação das tartarugas marinhas. Devido à esta proximidade, muita pessoas que se hospedam em Imbassaí em busca de tranqüilidade, vão passear ou jantar em Praia do Forte, passar o dia na praia ou visitar o castelo Garcia D’Ávila. Imbassaí fica aproximadamente à 13km de Praia do Forte sendo 7,5 Km de rodovia e 5,5 Km de acesso.


7º. Praia da Pipa

Localizada no município de Timbau do Sul, a 85 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, é o principal balneário do Litoral Sul do estado. A Característica desse paraíso tropical é a junção entre dunas imponentes sobrepostas no horizonte em cima dos tabuleiros que acabam em falésias geo-morfologicamente vivas pela ação do mar e ventos; não se conhece outro lugar do mundo em que a costa de dunas e falésias sedimentares se recombinem de forma tão espetacular com um verde denso que chega a tomar a parte frontal falesiana.



8º. Praia do Bonete

Bonete é uma das praias da cidade de Ilhabela. Localiza-se no sul dailha, e para chegar até a praia, é preciso seguir uma trilha de 15 quilômetros de extensão partindo da Ponta de Sepituba. É uma caminhada que leva cerca de quatro horas, com paradas nas cachoeiras pelo caminho, como a Cachoeira da Lage e a Cachoeira do Areado. Também pode ser acessada de barco Bonete é a praia mais extensa da ilha, com mais de 600 metros de comprimento. Sua orla é ladeada de árvores chapéu-de-sol, não havendo construções em toda sua orla, apenas um ranchinho de pau-a-pique.


9º. Praia de Taipus de Fora

Considerada como uma das mais belas praias do Brasil, Taipus de Fora é a principal atração da Península de Maraú, com piscinas naturais de águas claras e quilômetros de areia branca e coquerais. É mais uma jóia do litoral sul da Bahia. Com mais de 7 km de extensão, coqueiros gigantes e águas claras, a praia de Taipus de Fora é a mais procurada da península. As imensas piscinas naturais que se formam na maré baixa entre os recifes de corais são propícias ao mergulho livre e à observação submarina.


10º. Praia do Gunga

Maravilhosa e paradisíaca, situada entre a Lagoa do Roteiro e o mar, é cartão postal de Alagoas. Tomar banho em suas águas mornas é algo incomparável e inesquecível. A Praia do Gunga é um local de águas cristalinas e areias mornas, iluminadas pelo sol e emolduradas pelas franjas de um coqueiral. Uma esquina de areias coberta de coqueiros que tem de um lado a lagoa e, do outro lado o mar. Roteiro tem uma culinária exuberante, com fartura de sururu, macunim, peixes e ostras, retirados da lagoa homônima. Uma visão deslumbrante do local tem-se do Mirante Gutemberg Breda, na AL-101 Sul.

6 comentários:

  1. Existe uma praia pouco conhecida a uns 40 km ao norte de Floripa chamada Governador Celso Ramos que é um verdadeiro paraíso.

    Encontrei um site que tem bastante informações de todas as praias de lá.

    www.turcelsoramoslcom.br

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Existe uma praia pouco conhecida a uns 40 km ao norte de Floripa chamada Governador Celso Ramos que é um verdadeiro paraíso.

    Encontrei um site que tem bastante informações de todas as praias de lá.

    www.turcelsoramos.com.br

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Perla

    Super obrigada pela dica, vou olhar!

    Bjos
    Eliane






    ResponderExcluir
  5. vcs tem que conhecer arrail do cabo... a prainha ... !!!! eu sou de cabo frio rj

    ResponderExcluir