Estudo mostra que existem disparidades educacionais não só entre as famílias, mas também dentro da mesma família
Um novo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Social da Universidade de Essex (Reino Unido) revelou que a primeira menina a nascer em uma família (se for a primogênita) é estatisticamente mais propensa a ser a pessoa mais ambiciosa e bem qualificada da família. Em seguida na linha para o sucesso, aparecem os meninos primogênitos.
1.503 grupos de irmãos e 3.532 filhos únicos foram analisados. Mesmo levando em conta a educação dos pais e seu status profissional, o estudo descobriu que primogênitos em geral tinham 7% mais aspiração por educação do que os irmãos mais novos. As primogênitas meninas eram 13% mais ambiciosas do que os primogênitos meninos.
Natureza X Criação
Isso não é necessariamente uma surpresa. Outros estudos já haviam chegado a conclusões semelhantes. Além disso, existem muitos exemplos desse fenômeno na vida real – Hillary Clinton, Beyoncé, J. K. Rowling e Oprah sendo alguns deles.
De acordo com os pesquisadores, esse estudo pode vir a ser matéria-prima para um bom debate entre natureza x criação.
“Há várias explicações possíveis para a maior ambição da filha mais velha”, disse Feifei Bu, principal autora do estudo. “Pode ser que os pais simplesmente dedicam mais tempo e energia para os primeiros filhos, ou poderia ser que eles são realmente mais inteligentes. Eu sou mais inclinada para a teoria de que o investimento dos pais é o fator mais importante”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário