sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Qual é o segredo da água potável?

Para bilhões de pessoas, conseguir água limpa é um problema diário


Com todos os benefícios da vida de primeiro mundo, às vezes é fácil esquecer que para milhões, talvez bilhões de pessoas, conseguir água limpa para beber é um grande problema diário.

Para essas pessoas que vivem em países paupérrimos, sua única fonte de água são rios contaminados com microrganismos que causam sérios danos à saúde.

Bem, agora parece existir uma nova esperança, através de uma equipe de cientistas que descobriram que a água pode ser mais segura para o consumo adicionando um toque de limão, deixando-a sob o sol em seguida.

Os cientistas descobriram que este método remove níveis detectáveis de bactérias prejudiciais como a Escherichia coli de modo muito mais rápido do que apenas deixar a água sob o Sol.

Em regiões de baixa renda, a desinfecção solar é um dos vários métodos usados no tratamento da água para uso doméstico, reduzindo os riscos da água suja. O método de usar o Sol como desinfetante é recomendado pela Unicef, processo chamado de SODIS – desinfecção solar da água.

O método aconselha encher 1 ou 2 litros de polietileno tereftalato (conhecido como plástico PET) com água e, em seguida, colocar sob a luz solar durante no mínimo 6 horas.

Em um tempo nublado, o tempo de exposição precisa ser de no mínimo 48 horas para a total desinfecção. Os cientistas da Johns Hopkins School of Medicine testaram vários tipos de possibilidades para desinfetar a água.

Ficou provado que o limão acelera o processo de morte das principais bactérias que causam doença nas populações carentes. Mas os cientistas alertam que a desinfecção não é 100% eficaz. Segundo os estudos, os norovírus não foram reduzidos em níveis significativos.

Segundo o professor Kellogg Schwab, diretor da universidade, o tempo de redução da desinfecção solar utilizando pequenas gotas de limão cai de 6 horas para apenas 30 minutos. A proporção seria de 2 ml de suco de limão para cada 2 litros de água, uma quantidade tão pequena que não causa sabor desagradável. JornalCiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário