terça-feira, 5 de março de 2013

A verdadeira prova de que você está ficando velho!

Você já recebeu aqueles emails superdivertidos sobre como você está ficando velho e se impressionou com ele? 

Ficou realmente assustado quando se lembrou que "Thundercats", "Caverna do Dragão" e "Comandos em Ação" são sinais que a sua geração já ficou pra trás? 

Pois prepare-se, pois isso não é nada. Prepare-se para a triste verdade - você pode estar passando um atestado de velhice diariamente, sem perceber, durante as suas resmungações musicais.

Quer mesmo saber? Vamos lá...

Lembra daquele tempo, quando você era um jovem cheio de energia e vitalidade? Bons tempos, não? Quando Pica-pau era o melhor desenho animado politicamente incorreto, a Garota do Fantástico era o melhor momento do domingo à noite, o Conrado fazia propaganda de Taff Man-E no programa dos Trapalhões e colecionar álbuns de figurinhas era um passatempo maravilhoso?

Pois é, bons tempos...

Nessa época, você lembra mais ou menos como era a música? Não vou arriscar muito, mas provavelmente você ouvia alguma coisa nova, moderna, para despeito dos seus pais.

Enquanto você ouvia o que estava na moda naquela época, seus pais, caretões como sempre foram, faziam troça do seu gosto, menosprezavam as suas bandas, diziam que você não sabia o que era "música de verdade" - expressão que pra eles significava coisas como Erasmo Carlos, Cauby Peixoto, Rolling Stones, Chubby Checker e outras velharias.

Você, obviamente, nunca se importou com isso. Do alto da sua juventude, você se ria por dentro do anacronismo deles, ali fazendo papel de ridículo com suas bandas ultrapassadas e ritmos antigos. Sem se importar com o que eles pensavam, você sentava e relaxava, seja no seu Walkman ou no seu maravilhoso e inovador 3 em 1, ao som de Eduardo e Mônica ou Sweet Child o'Mine. 

Doce ironia. Como diria o Caçulinha durante o merchandising do Bamerindus, "o tempo passa, o tempo voa"....

"O que que há, velhinho?"

... e como diriam os seus pais, a vingança é um prato que se come frio. Admita, seu tempo passou. O mundo continuou girando, e quando menos percebeu, você é que estava assumindo o papel de reacionário e anacrônico dos seus pais.

Por mais que você grite e esperneie, você não vai conseguir convencer ninguém (além de outros "velhinhos" como você) de que Legião Urbana, Iron Maiden, Pearl Jam e Engenheiros do Hawaii é que são "música de verdade" e que Restart, Lady Gaga e Katy Perry são qualquer adjetivo pejorativo que você queira dar.

Aceite, meu caro, você está definitivamente ficando velho, e não pode pode mais envergar o mundo pra se adequar às suas preferências.

Não adianta espernear e ridicularizar as bandas dos jovens de hoje. Do mesmo jeito que você fazia com seus pais décadas atrás, os jovens de hoje não vão se importar com o que você pensa. Vão apenas se rir por dentro da sua caretice, ligar seus mp3 e curtir Poker Face ou Levo Comigo sem dar a mínima pro quanto você odeia as bandinhas modernas.

Você pode não gostar disso. Eu posso não gostar disso. Mas a realidade não vai mudar. Nossas bandas favoritas de outrora ficaram pra trás, e estão a meio caminho de virar velharias. Quem dita a moda são os jovens e você precisa aceitar a triste verdade que não faz mais parte desse grupo. Não importa o quanto você tente criticar a qualidade das músicas de hoje em dia, protestar contra seu aspecto comercial, ou debochar das suas roupas e trejeitos afeminados.

"Afinal, todo mundo sabe que as bandas do meu tempo
eram muito mais másculas e viris!"

Se serve de consolo, um dia os jovens de hoje também vão ficar velhos, e você vai poder sentir o gostinho da vingança assistindo eles resmungarem contra as bandas de 2030 dizendo que Justin Bieber e Cine é que eram "música de verdade" ;)
[pesadelo.net]

Nenhum comentário:

Postar um comentário