terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Utilidade pública: livre-se do Tubby, Lulu e outros

Não corra riscos! Livre-se do Tubby, Lulu e outros: bloqueie apps de amigos no Facebook





Se você está nas redes sociais, já deve saber da polêmica envolvendo os apps Tubby e Lulu.  Os aplicativos, que permitem a publicação de avaliações anônimas de pessoas (ex-parceiros, amigos, alvos de paqueras etc), estão deixando muita gente de cabelo em pé. 

E não é à toa: o Lulu, por exemplo, disponibiliza milhares de perfis masculinos sem que os homens nem mesmo saibam que estão nessa rede. Isso acontece quando qualquer pessoa de sua lista de contatos usa o aplicativo. O Lulu coleta listas de amigos e cria perfis individuais para cada um deles.

Mas como estes apps têm acesso a dados não autorizados? Na verdade, os desenvolvedores têm todas as autorizações que precisam e foram os próprios usuários que as concederam por meio de configurações padrão do Facebook – só que pouca gente sabe disso.

E o problema só deve aumentar nos próximos dias: o Tubby é um sistema parecido com o do Lulu e já permite uma suposta exclusão de perfil do aplicativo. Para isso, é necessário dar diversas autorizações para que o app use sua conta. O problema é que outros apps podem ser criados para coletar dados de usuários. Por isso, o melhor caminho é proteger sua conta.

Proteja seu Facebook de aplicativos indesejados em dois passos

1. Faça login no Facebook e abra as configurações de privacidade de aplicativos

2. Encontre o espaço “Aplicativos usados por outras pessoas”, ou “Apps others use”. Ali, você autoriza ou nega acesso a qualquer dado que apps possam requisitar, como suas fotos, vídeos, atividades, entre outros. Para garantir que nenhuma informação sua seja usada sem prévia autorização, desmarque todas as opções e clique em “Salvar alterações”.

Pronto! Seu Facebook agora está protegido do Tubby, do Lulu e de qualquer outra aplicação usada por seus contatos na rede. [Canaltech]

O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário