segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Governo lança Atlas do Acesso à Justiça nesta segunda (16)

Maior banco de dados sobre a justiça no Brasil vai facilitar acesso do cidadão e tirar dúvidas

O Portal do Atlas do Acesso à Justiça no Brasil, que será lançado nesta segunda-feira (16) pelo Ministério da Justiça, mapeará todo o sistema de acesso à Justiça no Brasil, facilitando o conhecimento pelo cidadão não apenas dos seus direitos fundamentais e básicos, mas, especialmente, das vias de acesso à Justiça existentes no País.

São três serviços principais que o Atlas de Acesso à Justiça traz para as cidadãs e os cidadãos na internet:
  • Mapa com os endereços dos órgãos que atuam na realização da Justiça em todo o país;
  • Indicadores criados a partir dos dados públicos que os órgãos de Justiça disponibilizam, com ranking dos estados;
  • ABC dos seus Direitos, uma seção voltada a tirar dúvidas, esclarecer conceitos e explicar como funciona a Justiça brasileira.
O Atlas permitirá análises sobre a realidade dos órgãos judiciais e extrajudiciais, essenciais à Justiça, ao mesmo tempo facilitará o acesso às instituições para resolução de problemas.

Trata-se do maior banco de dados sobre a Justiça do Brasil, desenvolvido pelo MJ, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Universidade de Itaúna, Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público, Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, Ordem dos Advogados do Brasil e Conselho Nacional dos Defensores Gerais. Fonte: Ministério da Justiça. [brasil.gov.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário