terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Águas de São Pedro, em SP, será a primeira cidade 100% digital do Brasil

A cidade de Águas de São Pedro, no interior de São Paulo, será o primeiro município com
fibra óptica no lugar de cabos

Foi o que anunciou a Telefônica Vivo na última quinta-feira (12), ao revelar um projeto de mais de R$ 2 milhões para transformar o local na "primeira cidade brasileira 100% digital".

Águas de São Pedro, considerada uma das 10 melhores cidades para morar no Brasil, será agora a primeira cidade brasileira 100% digital
O objetivo da Vivo é testar o uso de novas tecnologias para aumentar o número de ofertas de novos produtos e serviços, inclusive para pequenas e médias empresas e serviços públicos. Águas de São Pedro, localizada a 185 quilômetros de distância da capital paulista, tem apenas 3 mil habitantes e deve servir como teste para expansão do projeto nacional das cidades digitais.

Os planos começam agora em janeiro, quando toda a estrutura telefônica da cidade será substituída por uma rede em fibra óptica - atualmente, a rede de telefonia é feita em cima de cabos de cobre. As obras devem durar cerca de um mês e a transferência de tecnologias está prevista para ser concluida em maio de 2014.

De acordo com a operadora, apenas o centro da cidade tem cobertura de banda larga, mas quando o projeto estiver terminado, o novo sistema vai permitir que a população acesse a internet seis vezes mais rápido do que é hoje, aumentando sua velocidade de 4Mbps para até 25Mbps.

"Vai ser o primeiro projeto no Brasil onde vamos pegar uma cidade inteira e transformá-la numa cidade do futuro. Pegamos cases dos Estados Unidos e vamos fazer um piloto em um ambiente pequeno. Vamos colocar São Pedro no mapa do mundo", disse o presidente da Telefônica Vivo, Antonio Carlos Valente. 

O executivo ainda disse que este será um projeto-piloto que pode servir de aprendizado "para algo mais agressivo nos próximos anos", o que leva a entender que a empresa planeja expandir a ideia para outras metrópoles brasileiras. Matéria completa: [Canaltech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário