domingo, 22 de dezembro de 2013

O detox perfeito para seguir antes e depois da ceia de Natal!

A nutricionista Andrea Santa Rosa fez uma dieta desintoxicante para o pré e o pós-pé na jaca de festas de fim de ano!


Preparada para o detox? (Foto: Thinkstock)

Você pode até seguir firme seu projeto verão, mas não tem como resistir aos suculentos pratos da ceia de Natal, certo? E como a gente sabe que ninguém é de ferro, a nutricionista Andrea Santa Rosa, mulher do ator Marcio Garcia, e dona dos cardápios de várias celebridades, como Fernanda Paes Leme, Cléo Pires e Juliana Paes, criou um detox para seguir antes e depois de cair com tudo nas guloseimas do período entre o Natal e o Ano Novo. Anote tudo e tire esse “peso” da consciência!

Pré-festa:
  • No período que antecede as festas, é mais importante manter o seu organismo bem hidratado. Invista na água de coco, sucos com frutas ricas em água, como melão e melancia, chás e, claro, água mineral à vontade!
  • Dê preferência à preparações mais leves no almoço, como mix de folhas com sementes (amêndoas, gergelim, semente de girassol, semente de abóbora) que ajudam a trazer mais saciedade na refeição; legumes assados, e opte por quinua ou alguma carne magra como peixe ou frango orgânico.
  • Os smoothies, salada de frutas e mix de nuts podem ser incluídos no lanche da tarde porque são preparações rápidas, leves e são excelentes pedidas para o verão. No jantar, as sopas são opções saudáveis e leves. Utilize como tempero ervas frescas como alecrim, manjericão e cheiro-verde.
Pós-festa:
  • Depois que passar pelo período de festas, o foco gira em torno de eliminar os exageros que foram consumidos nesta época. O detox tem como objetivo eliminar as toxinas que foram adquiridas. Existem alimentos chaves para esse período, eles possuem ação diurética e anti-inflamatória que irão ajudar no processo detoxificação.
  • No café da manhã, invista nos sucos verde com chia, eles além de dar uma maior saciedade por conta das fibras presentes na chia, irão ajudar na “faxina” do organismo devido a ação da couve e da maça. A couve é fonte de magnésio, mineral envolvida na ativação da glutationa peroxidase, uma das principais enzimas hepáticas (fígado) voltadas para eliminação de toxinas. 
  • A maçã é fonte de quercetina, fitoquímico com ação anti-inflamatória e imunológica. No lanche da manhã, o ideal é o consumir chás como o verde, hibiscus, centella asiática, dente de leão ou até um mix, já eles possuem ação diurética e anti-inflamatória. Além das frutas picadas com um mix de farelos com quinua, amaranto em flocos, gergelim e sementes para garantir a saciedade até a hora do almoço.
  • No almoço e no jantar, priorize as sopas leves feitas com couve-flor, brócolis, alho poró, couve, repolho, cebola, alho. Tempere as sopas com especiarias anti-inflamatórias e antifúngicas como canela, gengibre, anis, curry e açafrão.
  • No lanche da tarde, a pedida é um suchá (fruta batida com chá) ou smoothie (água de coco batida com frutas e gelo), eles irão lhe garantir uma saciedade maior.” E depois? Aí é só começar 2014 com tudo! [Revista Glamour/Daniele Caldeira]

Nenhum comentário:

Postar um comentário