sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Enem 2013: 1.522 candidatos foram eliminados

O INEP informou que 1.522 candidatos foram eliminados do ENEM 2103 por tentar
fraudar o exame

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disse nesta sexta-feira (20) que 1.522 candidatos foram eliminados por tentar fraudar o Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio). Ontem a Polícia Civil de Minas Gerais informou que uma quadrilha conseguiu passar o gabarito do exame a candidatos em Barbacena (MG).

Sobre a quadrilha mineira, o Inep disse que até o momento nenhum nome de suposto candidato beneficiado ou de fiscal foi repassado pela polícia. "Como o Inep, até o momento, não teve acesso a qualquer nome de possível beneficiado pelo esquema, é impossível verificar se os supostos beneficiários da quadrilha estão entre os 1.522 candidatos já excluídos do exame por fraude", afirmou.

As provas do Enem foram aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, quando fiscais identificaram e eliminaram os candidatos que teriam tentado usar pontos de escuta, equipamentos de eletrônicos ou que tentaram consultar conteúdos externos. Dos 1.522 elimnados, 396 foram em Minas e 3 em Barbacena.

Quadrilha

Em Minas, a polícia começou a investigar a quadrilha que estaria envolvida na venda de vagas em vestibulares de medicina em faculdades particulares. Durante a apuração, a polícia prendeu cadernos de prova do Enem e identificou mensagens de celular com parte do gabarito da prova.

A quadrilha agia da seguinte forma: integrantes conhecidos como "pilotos" faziam a prova e saíam rapidamente dos locais do exame, fornecendo o gabarito aos coordenadores da organização que, por sua vez, repassavam as respostas para os candidatos via SMS ou ponto eletrônico. Os estudantes pagavam entre R$ 70 mil e R$ 100 mil.

O Instituto eliminou ainda 36 candidatos por postarem fotos das provas nas redes sociais. Leia mais em educação.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário