domingo, 15 de dezembro de 2013

5 fascinantes e surpreendentes aranhas

Amedrontadoras. Inimigas mortais dos aventureiros da faxina do final de semana

Um bicho que fascina e atrai olhares de curiosidade pela diversidade de formas, cores, venenos e teias. Conheça algumas das aranhas mais fantásticas do mundo.

Misumena vatia ou aranha-caranguejo-das-flores
Dona de um mimetismo surpreendente, essa aranha pode ser facilmente confundida com um molusco. Essa espécie habita flores e se alimenta do néctar que estas produzem. Além dessa fantástica capacidade de se camuflar, ela ainda pode mudar de cor, dependendo da coloração da flor onde está morando: se a flor em que se encontra é branca, ela permanece branca; se a flor em que ela está é amarela, ela secreta um pigmento amarelo. Muitos animais usam esse mecanismo de camuflagem como tática de proteção e como estratégia de ataque, pois confunde os predadores e as presas. É encontrada na América do Norte e na Europa.

Haplopelma lividum ou tarântula-azul-cobalto
Essa aranha de coloração diferente é a espécie mais agressiva de tarântulas. Muitos aficionados por aranhas costumam adotá-la como animal de estimação. No entanto, para porte de animais exóticos se requer autorização, muita prática e cuidado para sua criação. Ela não interage com facilidade e pode querer atacar o dono ou outros animais domésticos. Habitam florestas úmidas da Ásia, especialmente Tailândia e China. Se alimentam de insetos e pequenos vertebrados e alcançam o tamanho de, aproximadamente, 18 cm (com as pernas estendidas). Têm uma longevidade de até 20 anos. Para aqueles que se interessaram por essa aranha, cuidado: ela pode não se adaptar ao clima e morrer, ou se entediar e querer fazer uma brincadeira mais agressiva com você.

Poecilotheria metallica ou aranha-metálica
Uma das aranhas mais bonitas que existe! Vivem na índia, por até 12 anos, habitando buracos nas árvores. Um fato triste é que sua população diminui a cada ano, vítimas da biopirataria. Estas aranhas se alimentam de insetos voadores que, por azar, se enredam em suas teias afuniladas. Criadores fanáticos chegam a desembolsar mais de 500 dólares por um exemplar desses. Até hoje não foram relatados acidentes fatais com essas aranhas, mas se sabe que o veneno é tóxico e a picada bem dolorida.

Gasteracantha cancriformis ou aranha-espinhosa
De aparência estranha, podemos até pensar em se tratar de uma aranha de outro planeta. Essa aranha pode ser encontrada em árvores e arbustos de florestas tropicais do sul dos Estados Unidos e da América Central. Essa mesma espécie pode possuir várias colorações; brancas, amarelas, vermelhas e laranjas. Sua dieta é composta dos fluidos de insetos que ficam presos às suas teias, e sua vida não é tão longa, vivendo até 1 ano. Os espinhos, a característica mais marcante, servem para afugentar predadores, mas não causam nenhum mal maior.

Maratus Volans ou aranha-pavão
Essa espécie australiana chama atenção pela suas cores extravagantes e pelo seu comportamento na dança do acasalamento. Quem já viu um pavão com seu esplendor aberto entenderá o porquê do nome dessa aranha. Como se fosse um pavão, o macho ao avistar uma fêmea, ergue seu abdômen e o expande, exibindo estruturas como se fossem plumas, e dança de um lado ao outro. Mas se a fêmea não curtir a dança, ela faz o macho de lanche. Essas aranhas são tão pequenas que cabem na unha do mindinho, então para ver a dança é necessário lentes de aumento e muita paciência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário